Pensatório!

0
1084
Gazeta das Caldas
Margarida Varela
- publicidade -

É o último Pensatório.
Neste último ano, de três em três semanas, tive um desafio pela frente. Pensar a cidade, pensar o concelho em ordem a contribuir, de forma positiva, com um outro olhar sobre assuntos que a muitos incomoda ou que muitos desejam serem tratados de outra forma.
Não abordei os assuntos dum ponto de vista político, abordei-os como caldense. Abordei-os como alguém que ama a sua cidade, como alguém que tem profundo orgulho pela história que nos trouxe até aqui. Abordei-os como alguém que se preocupa e procura produzir efeitos de mudança.
Como disse no meu primeiro Pensatório a “arte” de pensar é fundamental ao promissor desenvolvimento do género humano. Pensar capacita-nos à liberdade, retirando-nos do medo que paralisa e que inibe a capacidade de sonhar e desejar mais e melhor.
Por isso abordei assuntos, que muitos me sugeriram, como a limpeza da cidade, a necessidade de formar técnicos que se orgulhem de serem fundamentais para gerarem um local sadio e bonito que dignifique tudo o que está na génese das Caldas da Rainha.
A dignidade dos cemitérios, local por onde todos passamos num estado de grande fragilidade, cabendo à autarquia cuidar para que nos sintamos mais amparados.
Falei do turismo como fonte de riqueza. A singularidade da nossa história permite que possamos ser mais audazes na divulgação do nosso património. Dei conta da grandeza da capacidade turística quando fiz um estudo para a Universidade Católica sobre a Rainha Dona Leonor… todos ficaram impressionados e com vontade de conhecer! Ou quando me encontrei com jornalistas dos quatro cantos da Terra, em que os comentários variaram entre o “Amazing!” e o “Fantastique!”
E… o meu grande sonho, o meu programa para a Junta do Pópulo… uma Freguesia Smart! E porque não uma Smart city? Leonor foi ousada, produziu um Hospital “fora da caixa”… sejamos ousados também, entremos no futuro sem medo de perder a nossa identidade. Honremos a nossa génese… projectemos um futuro bonito!
Abordei outros assuntos, falei de pessoas, a quem revelei a gratidão da cidade. Certamente outros teriam cabido aqui porque as Caldas da Rainha tem gerado pessoas maravilhosas para o concelho e para o mundo, fica a intenção.
Agradeço a todos quantos me foram “dando dicas”. A todos, e foram muitos, que mandaram mensagens, telefonaram ou me abordaram na rua. Agradeço aos que não gostaram, foram poucos, e mo disseram de forma frontal, não tive a intenção de ofender ou denegrir ninguém, apenas há opiniões, visões diferentes e o contraditório deve ser visto como saudável e necessário para criar novos horizontes.
Agradeço o desafio da Gazeta, especialmente ao Carlos Cipriano, sempre muito profissional, educado e prestável.
Por último presto a minha homenagem aquela que foi a minha inspiração para o Pensatório, a Rainha D. Leonor. Uma mulher tão antiga mas tão moderna. Uma mulher com “vistas largas”, projectos empreendedores, lutadora.
Uma mulher ousada… sem medo!
Obrigada

Margarida Varela
margaridavarela13@gmail.com

- publicidade -