Preparar o Natal no comércio tradicional

0
233

Cláudia Henriques
comerciante/empresária

Estávamos em casa, e o meu filho a olhar pela janela viu “os senhores a montarem os postes para preparar o Natal”. Começou a loucura naquela casa. Também ele já queria montar a nossa árvore de Natal, porque na verdade está a chegar a data mais especial do ano.
Estamos perto de uma das épocas mais importantes para o comércio tradicional. E nesta crónica vou focar a minha atenção na necessidade do comércio tradicional se preparar com o devido tempo para um mês que pode ser muito bom ao nível das vendas e divulgação dos pequenos negócios.
Já por algumas vezes falei do meu percurso profissional. Trabalhei na distribuição vários anos. Nas grandes empresas o amanhã é o hoje, não há tempo para falhas e tudo começa a ser pensado, alinhado, planeado, com vários meses de antecedência. Obviamente estamos a falar de realidades completamente diferentes, mas na verdade, tanto para uma como para outra, é importantíssimo que exista uma planificação e sobretudo uma consciência exata dos timings. No pequeno comércio, principalmente no de rua, tudo acontece com mais calma, com mais tranquilidade. O cliente gosta de ver, de ter tempo para desfrutar do som que está nas ruas, do cheiro das castanhas, de ter espaço para conviver com a família, e de ir absorvendo ideias para os presentes ou mimos de Natal.
Resta-nos corresponder a esta necessidade. As nossas lojas devem a pouco e pouco ter algumas novidades, as coleções devem ir chegando devagarinho, as nossas montras devem começar a ganhar espaço para acolher uma decoração diferente porque tudo isto vai aguçando e despertando lentamente o espírito natalício dos clientes ou potenciais clientes. Se possível fazer eventos, lançar novas marcas, novas peças. Convidar artistas locais para os nossos espaços. A nossa imaginação e criatividade são muitas vezes a chave para o sucesso. Não nos esqueçamos que o comércio tradicional das Caldas da Rainha é o atrativo para milhares de pessoas nesta altura do ano. Por este motivo e no timing correto as nossas lojas devem estar preparadas para receber quem nos visita.
É fulcral que as nossas montras estejam decoradas no dia da inauguração das luzes de Natal, 19 de novembro. Por norma o evento atrai milhares de visitantes e os olhares curiosos dos nossos potenciais clientes.