Procedimentos de recursos humanos: Humancheck

0
150

Tânia Rosa
HR Consultant

No mercado de trabalho, seja qual for a área de atividade, a competitividade, a procura de talentos e o alinhamento da cultura organizacional com os colaboradores tornam-se cada vez mais importantes para que a estrutura funcione. Para isso, delinear e fazer cumprir Procedimentos de Recursos Humanos constitui um verdadeiro instrumento para definir um conjunto de metodologias, procedimentos e ferramentas de trabalho, através da descrição completa, detalhada e clara das tarefas ou funções a desempenhar, facilitando a compreensão dessa estrutura dos serviços, atribuições e funcionamento da Organização.
Na atual conjuntura, que continua a influenciar o mercado de trabalho e, que, prejudicou tantas Organizações, pensamos ser fundamental analisar os Recursos Humanos existentes, ponderar estratégias e redefinir objetivos, criando estabilidade e sucesso neste período.
Em Recursos Humanos, uma das ferramentas mais utilizadas para concretizar este tipo de procedimentos, traduz-se nomeadamente, em Auditorias, processo constituído duma análise profunda, como se de um raios-x se tratasse, para que seja possível encontrar problemas e, solucionar de forma adequada e direcionada. Precisamente devido a estas fragilidades, potenciadas nesta fase, pela pandemia, a Humangext, reestruturou alguns serviços onde destacamos o Humancheck, colocando à disposição 3 tipos de auditorias, com ferramentas robustas: a Auditoria de Conformidade, RGPD A4 e a Auditoria de Processos e Serviços Internos. A execução dependerá da necessidade ou interesse do cliente, sempre ajustada à medida, por forma a ser eficaz e exequível face à realidade da Organização.
O principal foco numa Auditoria é tirar um diagnóstico, identificar os riscos, potenciais entropias, mas também custos associados, bem como, propor soluções estratégicas para melhoria de recursos humanos, com a vantagem ainda de disponibilizar os documentos de suporte que sanem tais deficiências.
As mais valias que ressaltam serão, desde logo, a elaboração de relatórios detalhados em cada fase do projeto em função dos objetivos traçados; a elaboração de um plano estratégico e medidas corretivas a seguir para o cumprimento das exigências; o apoio na implementação de medidas; a preparação para eventuais inspeções por parte das Entidades Competentes, minimizando assim, o risco de coimas; bem como a elaboração do Plano de tratamento de riscos e medidas ao nível de sistemas e comunicações, com soluções de valor acrescentado para cada cliente, como acima referi.
Mesmo que tenha departamento de recursos humanos, tem de ponderar se os procedimentos existentes são eficazes ou se evidenciam alguma ineficiência, pois tal entropia pode ser nociva para o bom funcionamento da empresa. Com a melhoria aos procedimentos, mais defendido ficará em relação às exigências e eventuais inspeções. O tempo urge, a mudança pode ser positiva e, potenciar a imagem da Organização, o que deverá fazer-se de dentro para fora, curar fraquezas, para poderem renascer mais fortes.