O Europa Criativa é o programa da União Europeia de apoio exclusivo a entidades colectivas dos sectores cultural e criativo. O programa integra dois subprogramas, o MEDIA, de apoio ao Cinema e Audiovisual e o CULTURA, destinado às demais expressões artísticas. Trata-se de um programa de co-financiamento (a fundo perdido), sem quotas por países, estabelecido pelo critério de competição directa entre projectos, cuja responsabilidade é da Comissão Europeia.
Entre 2014 e 2018, foram apoiadas no âmbito do Subprograma CULTURA 112 entidades portuguesas, tendo 307 projectos portugueses sido apoiados no âmbito do Subprograma MEDIA. Foram abrangidas áreas como dança, teatro, música, fotografia, design, arquitectura, arte da luz, património (material e imaterial), literatura, cinema e audiovisual.
Para além dos já referidos MEDIA e CULTURA, o Europa Criativa integra ainda uma Vertente Intersectorial que compreende, entre outras iniciativas, um Mecanismo Financeiro de Garantia (CCS Guarantee Facility) destinado a facilitar o acesso das PME’s dos sectores cultural e criativo ao crédito bancário.
Objectivos gerais do Programa
O programa Europa Criativa tem como objectivos gerais garantir a salvaguarda e promoção da diversidade cultural e linguística europeia, assim como reforçar a competitividade dos sectores cultural e criativo. Nomeadamente visa: a internacionalização, a circulação e mobilidade transnacional, a formação de novos públicos e a profissionalização dos agentes.
O Subprograma Cultura
O subprograma Cultura constitui-se em quatro linhas de financiamento. A saber, Projectos de Cooperação Europeia, Redes Europeias, Plataformas Europeias e Projectos de Tradução Literária. Com excepção desta última, as restantes linhas de financiamento apoiam exclusivamente projectos culturais transnacionais e em parceria, entre organizações de países participantes no Programa. Os projectos devem reunir, pelo menos, 3 entidades colectivas, com sede em 3 dos países elegíveis.
O Subprograma MEDIA
Com 28 anos de existência, o MEDIA tem como objectivos principais o reforço da capacidade do sector audiovisual europeu e a promoção da circulação transnacional das obras audiovisuais europeias. No sentido de dar resposta a estes grandes objectivos, o Subprograma MEDIA conta com inúmeras linhas de financiamento, todas com critérios de elegibilidade e selecção específicas.

O Centro de Informação Europa Criativa
Considerando-se que o desconhecimento pode ser o maior obstáculo o Governo de Portugal criou o Centro de Informação Europa Criativa que tem por objectivo a difusão da informação sobre o Europa Criativa junto dos profissionais dos sectores cultural e criativo e a prestação de apoio, nomeadamente na preparação de candidaturas.

Contactos:
www.europacriativa.eu
Coordenador Executivo do CIEC e Responsável pelo Subprograma MEDIA: Manuel Claro, Manuel.claro@europacriativa.eu
Responsável Subprograma Cultura : Susana Costa Pereira, susana.costapereira@europacriativa.eu