Quinta da Serra

0
65

A Câmara Municipal de Alcobaca vai demolir a Quinta da Serra, antiga Granja Agricola lagar de azeite dos monges de Cister, com pelo menos 300 anos (placa de um restauro data 1730) para construir meio parque de estacionamento da nova zona industrial da Benedita, sendo que apenas se teria que corrigir uns metros para preservar e integrar este patrimonio.
Esta Granja agrícola centenária possui todas as características típicas das suas congéneres já estudadas e documentadas, tais como planta retangular ou quadrangular com pátio central e edifícios em volta, traços arquitetónicos semelhantes, uma cisterna de água central, e a existência de uma antiga capela (demolida anteriormente).
A sua existência encontra-se assinalada num mapa com as construções Cistercience no séc. XVIII na obra “O Céu, a Pedra e a Terra – Os cistercienses em Alcobaça” de Antonio Maduro, Amílcar Coelho e Rui Rasquilho.
O Mosteiro de Alcobaca e o património cisterciense foram classificados pela Unesco como de interesse mundial, no entanto os responsáveis políticos locais insistem em ignorar os apelos da população e não desistem da intenção de o demolir para construir meio parque de estacionamento, que é o que está previsto no projeto, e que seria possível corrigir sem prejuízo do projeto, pois ocupa uma área mínima.
Por favor leiam, assinem e divulguem a petição em curso contra o total desprezo e negligência dos políticos locais pelo nosso património histórico de interesse local, nacional e mundial, ainda que por classificar. Obrigado!

Edgar Casimiro