É das águias que mais facilmente se observam na nossa zona, pela relativa abundância, já que é uma residente comum, sendo das rapinas diurnas mais frequentemente encontradas em Portugal. Estas belas aves acasalam para a vida, sendo as fêmeas desta espécie, maiores que os machos. E matêm o mesmo território durante muitos anos.
A sua alimentação é à base de coelhos e ratos, porém, pode também alimentar-se de mamíferos de maiores dimensões doentes ou até mesmo mortos, mas também pode comer répteis, insectos e aves mais pequenas.
Também conhecida pelos nomes de, Águia-d‘asa-redonda, Miadeira, Milhafre ou Minhoto.
As maiores ameaças a estas aves são os incêndios florestais, e os “caçadores” pouco escrupulosos que, durante a época da caça as abatem, porque, segundo eles, são as responsáveis pela escacez dos coelhos, lebres e perdizes. Felizmente é maior o número de caçadores conscientes e informados, que não agem assim e, protegem os recursos cinegéticos, por saberem importância que estas aves têm na seleção natural, caçando os animais mais fracos ou doentes, contribuindo para o controlo de doenças ou viroses, como a Mixomatose nos coelhos-bravos e lebres.
A Águia está presente na iconografia e heráldica de muitos Estados em todos os continentes.
Para além dos símbolos nacionais, como a bandeira ou o hino, alguns países como os Estados Unidos, México ou Egipto, se identificam com esta ave.
Em Portugal, clubes como o S. L. Benfica, C.D. Santa Clara, C. Desportivo das Aves ou Águias de Santa Marta, usam-na nos seus símbolos desportivos.
Existem ainda as referências mitológicas da Águia Bicéfala e da Fénix. A águia de duas cabeças, presente em muitas bandeiras de países, como seja o caso da Russia, Alemanha e Sérvia.
Nos brasões nacionais das Juntas de Freguesia de Leiria e de S. Félix da Marinha. É também usada como símbolo Maçonónico.
A Fénix é o símbolo de excelência da maioria das corporações e associações dos bombeiros voluntários do nosso país. Como não podia deixar de ser, presto aqui a minha modesta homenagem e, envio a todos os Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha, os meus respeitosos cumprimentos.
Bem hajam.
João Edgar
sarabuga@gmail.com