UM LIVRO POR SEMANA / 509/ «Letras caídas» de Inês Cardoso e Alexandra Brito

0
796
notícias das Caldas
- publicidade -

Inês Cardoso (n.1975) e Alexandra Brito (n. 1972) são as autoras (texto e desenho) deste livro infanto-juvenil  que venceu o Prémio de ilustração Matilde Rosa Araújo em 2014 na Trofa.

Alexandre é um menino que, num dia de chuva, «pegou no livro que andava a ler, a história de um piloto que depois de um voo cheio de peripécias ganhara medo às alturas e pensava em mudar de profissão.» Nem o avô (polícia reformado) nem a vizinha Fernanda (que lhe ofereceu um bolo) o ajudam no problema das letras do livro que só se mantinham no seu lugar até à página 21. Na Escola alguém sugeriu irem comprar um livro igual mas a professora tinha outra ideia: «Vamos escolher uma árvore no pátio, junto à qual enterraremos as letras. Tenho a certeza que os ramos e folhas acabarão por se alimentar de inspiração e sonhos. Quando nos sentarmos junto ao seu tronco, a árvore das letras há-de ajudar-nos a criar histórias.»
Mais tarde, já depois de ter crescido, mudado de escola e de ter estudado na Universidade, Alexandre tornou-se revisor de textos. Um dia recebeu um telefonema eufórico da mãe que o levou a visitar de novo a sua escola: «A árvore das letras estava irreconhecível, enorme como se abraçasse todo o pátio. Os ramos erguiam-se, carregados de minúsculas letras, desordenadas e sem sentido, à espera de quem escolhesse o lugar certo para cada uma.»
(Editora: AL Publicações, Produtor editorial: Bruno Antunes, Design: Teresa Alves)

- publicidade -