Um pagamento especial por conta aplicado à água?

0
709
- publicidade -

Os Serviços Municipalizados da Câmara Municipal de Caldas da Rainha andam há quatro meses a apresentar-me contas de consumo “estimado” da água, apesar de eu comunicar regularmente a leitura e de já ter ido em pessoa resolver a situação… que parece não se resolver.

Foi primeiro emitida uma factura em 7 de Dezembro de 2017 com o consumo “estimado” de 110,11 euros. (A “estimativa” que apresentaram, em pleno inverno, contempla o pico de utilização da água para rega nos meses de Verão, o que desequilibra a conta. O valor foi pago, assumindo como normal, apesar de tudo, que aparecem ao longo do ano algumas contas por estimativas e que ainda houve rega no Outono.)
Mas já no mês seguinte foi repetida a graça da “estimativa”. Uma factura emitida em 19 de Janeiro de 2018 foi “estimada” com um valor (agora claramente irrealista) de 116,41 euros. Telefonei para os serviços, identifiquei-me, repeti a comunicação da última leitura, disseram que ficava tudo resolvido.
Qual quê! Em 13 de Fevereiro saiu nova factura “estimada” no valor de 105,25 euros. No dia 23 desse mês rumei à Câmara Municipal e, presencialmente, foram refeitas as contas de acordo com os consumos comunicados e o problema, garantiram-me outra vez, ficou resolvido. Paguei, devido ao acerto de contas, apenas 7,13 euros.
Entretanto também me chegou (emitida antes de eu lá ter ido), com data de 22 de Fevereiro, uma ameaça de corte de água por não ter pago uma das facturas (a tal que, por telefone, me disseram estar resolvida). Tive de regressar à Câmara no dia 2 deste mês (Março) onde, presencialmente, o problema foi – mais vez – resolvido. Ou assim me disseram.
Porque, espantosamente, no dia 12 deste mês (10 dias depois de eu lá ter ido, e de ter comunicado mais uma vez a leitura) saiu outra factura “estimada”! Desta vez no valor de 107,25 euros.
Ainda não voltei lá. Por telefone (tendo eu retido a identificação de quem me atendeu) garantiram-me que a situação ficou resolvida e que ia receber nova factura, de acordo com os consumos indicados. Aliás, dias antes, um homem numa motoreta esteve a espreitar para os meus dois contadores. Talvez fosse dos Serviços Municipalizados. Ou talvez não.
No meio desta confusão, quem é que pode dizer o que é e o que não é, e que contas tão estranhas são estas? E quantos mais casos haverá de pessoas a quem isto acontece, permitindo aos SMCMCR embolsarem antecipadamente valores que… depois logo se vê?! Parece uma espécie de “pagamento especial por conta” aplicado à água, com empréstimos forçados aos Serviços Municipalizados!

- publicidade -

NR – Contactada a Câmara das Caldas, recebemos a seguinte resposta:

Os Serviços Municipalizados das Caldas da Rainha têm desde outubro de 2017 um novo sistema de gestão comercial, o qual tem originado algumas situações anómalas que têm sido resolvidas ao longo deste período.
No caso em concreto, tendo a cliente dois contadores para a mesma instalação (habitação e rega), as leituras comunicadas foram integradas nos contadores errados provocando anomalias de leituras o que originou a emissão de faturas com base na média do consumidor.
Foram entretanto resolvidas todas as questões emergentes do protesto apresentado.

Maria Manuela Alves de
Oliveira e Sousa Garcia Rosado

- publicidade -