Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 16:53
- publicidade -
InícioOpinião“Viver a cidade”

“Viver a cidade”

-

Cláudia Henriques
comerciante/empresária

Caldas da Rainha é uma cidade “pequena” comparativamente com algumas cidades do nosso, também ele “pequeno” país. Pequena, atrativa e acolhedora. Pelo menos é este o feedback que recebo todos os dias por parte de novos residentes, sejam eles estrangeiros ou não. Chegaram faz pouco tempo e dizem, que a cidade oferece tudo o que é necessário para ter uma boa vida.
Eu concordo. É bom viver na cidade, mas melhor ainda, é bom viver a cidade.
Vivemos em prédios ou em moradias, sabemos o nome do vizinho do 9º do 7º e uma ou outra vez o vizinho do 5º deixa-nos uns limões à porta. Sabemos que a Senhora Maria (nome fictício) perdeu o marido e como tal preocupamo-nos em perguntar se precisa de alguma coisa. Por norma bebemos o nosso café no mesmo café à uma série de anos. Sabemos o nome do dono da mercearia, o nome da esposa, do filho, da filha e dos cunhados. Sabemos o suficiente para perceber os dias menos bons e dar uma palavra de alento ou um sorriso mais rasgado. No meu caso abro a porta da minha loja e conto com pelo menos uma mão cheia de pessoas para ajudar no meu dia a dia. A vizinha da frente troca dinheiro para que possa ter troco para os meus clientes, a outra arranja caixas de papelão para empacotar as minha encomendas online, o rapaz do café vem e ajuda a pegar uma mesa muito pesada. A vizinha que mora no prédio por cima da loja passa a porta e cumprimenta todo o santo dia. Quase como se fosse um ritual.
Nos dias de verão ao final do dia pego no meu pequeno de 5 anos e vamos ao parque. Podia fazer isto todos os dias que certamente todos os dias descobriria coisas novas para ver. Nos dias mesmo bons vamos para a praia e ainda mandamos um mergulho.
Vamos aos restaurantes de sempre. Não é chato nem aborrecido. É bom porque nos sentimos em casa. Sentimos que aquelas pessoas fazem parte das nossas vidas e que nós fazemos parte das suas vidas. Há sempre conversa!
Consultamos a agenda cultural e descobrimos a imensidão de coisas que podemos ver, teatros, mostras, feiras, exposições e concertos. Descobrimos que afinal nesta tão “pequena “cidade acontecem coisas. Talvez e muitas das vezes não estejamos atentos e assim repetimos muitas vezes que nada acontece!
A vida na cidade é boa e viver a cidade e as suas gentes é ainda melhor!
Muitos vão discordar, dizer que se pode fazer muito mais. E pode! que temos que mudar algumas coisas e melhorar outras. E temos! Mas eu hoje preferi elogiar o que temos de bom! ■

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.