A Comissão Política Distrital de Leiria da Aliança já está a preparar as próximas autárquicas e pretende concorrer ao “maior número” de câmaras e freguesias possível”, diz a presidente, Sónia Conceição. Até lá, o partido pretende fazer uma política de proximidade, conhecer as fragilidades dos concelhos e dificuldades sentidas pela população, ouvindo as pessoas
Executar o Plano de Acção Autárquico para o distrito de Leiria que apresentou na Convenção Autárquica Nacional do partido, em Castelo Branco, que incluiu concorrer ao maior número possível de autarquias, é o objectivo da distrital da Aliança. A sua presidente, Sónia Conceição está ciente das dificuldades e do trabalho que têm pela frente, mas garante que isso não os desmotiva.
“Somos um partido novo, cheio de energia e pessoas com vontade de trabalhar, com um líder nacional que reconhecemos como um exemplo a seguir”, afirma a advogada e actual presidente da distrital, que integra a Aliança desde a sua formação.
Sónia Conceição destaca que pretendem trabalhar tendo por foco as pessoas e que querem ouvi-las e conhecer as suas reais preocupações. Esta responsável considera que se “tem feito política ao contrário, as pessoas estão cansadas de ouvir os políticos a falar e a escutá-las muito pouco”. E os políticos são vistos como “como pessoas fora do seu alcance”, quando estes devem estar mais próximos da população”, concretiza.
Um dos objectivos da direção politica distrital, é apostar na literacia política da população, pois acredita que “só uma sociedade conhecedora dos seus direitos e deveres evolui democraticamente”. Sónia Conceição quer desconstruir a palavra política e políticos e incutir na sociedade que todos têm capacidade política e são activos na política, contudo, nem todos têm “perfil político” ou “competência emocional e educacional para assumir a responsabilidade ética e moral de estar na política”.
A nível distrital a aposta passa por uma política de proximidade, em que pretendem ouvir as pessoas, conhecer as fragilidades dos concelhos e dificuldades sentidas.
A direcção distrital reuniu nas Caldas da Rainha em finais de Janeiro, naquela que foi a primeira reunião descentralizada que pretendem fazer pelos diversos concelhos do distrito. Nesse encontro abordaram as diversas iniciativas que pretendem desenvolver, bem como a organização, em temas e áreas, que querem discutir e a forma de implementar o Plano de Acção Autárquico. Em Março irão reunir no concelho de Alcobaça, seguindo-se encontros de trabalho nas Caldas da Rainha e Leiria.
A lista distrital
Sónia Conceição é, desde Dezembro, presidente da distrital de Leiria da Aliança. A advogada em Alcobaça foi secretária da Junta de Freguesia de Valado dos Frades, eleita pelo PSD, e depois deputada municipal na Nazaré pelo mesmo partido, tendo renunciado já no actual mandato para se filiar na Aliança. Como secretário da direcção está o caldense José Teodoro Marques.
A lista integra ainda Sérgio Guerreiro, Ricardo Luís e Helder Carreira, como vice-presidentes, e como secretários, Ricardo Vieira, Celso Mourato, Marc Costa, Nelson Nunes, Adriano Matos e Óscar Pereira.
O partido Aliança foi criado por Pedro Santa Lopes em Outubro de 2018.