Graciano Dias entra na corrida à Distrital do CDS

0
66
Antigo deputado municipal na Nazaré quer revitalizar partido no distrito

Caldense recolhe apoios para formalizar lista. Objetivo passa por recuperar o partido a nível distrital e local

Graciano Dias está na corrida pela liderança da Distrital de Leiria do CDS/PP. As eleições para a estrutura do partido devem ser marcadas nas próximas semanas, uma vez que o mandato dos órgãos distritais terminou no final de julho. Em declarações à Gazeta, o caldense mostra “disponibilidade” para avançar com uma candidatura, que tem como propósito “devolver a grandeza” do partido no contexto distrital e local.
“Temos de recolocar o CDS/PP no lugar que já teve e onde merece estar, pela relevância que tem para a democracia portuguesa”, sustenta o antigo deputado municipal na Nazaré, que está a recolher apoios no sentido de constituir a lista.
Apoiante de Nuno Melo, Graciano Dias considera que o líder “tem todas as condições” para recuperar o CDS/PP, lamentando que, “nos últimos anos”, o partido “se tenha deixado ultrapassar” no espaço da direita e perdido a representação parlamentar.
Nas últimas legislativas, o CDS/PP não foi além dos 2,05% (4.843 votos) no círculo eleitoral de Leiria, passando a sétima força no distrito onde, em 2011, somou 12,8% (31.918 votos) e elegeu um deputado. Quatro anos depois, o partido concorreu coligado com o PSD, mas nas eleições de 2019 e 2022 ficou muito longe da eleição de um deputado.
Nas autárquicas de outubro, o descalabro já tinha sido notório, com o CDS/PP a não conseguir eleger qualquer vereador.
A Distrital é liderada pela bombarralense Rosa Guerra. ■