Sexta-feira, 30 _ Janeiro _ 2026, 4:49
InícioPolíticaManuel João Vieira apelou nas Caldas a quem não vota

Manuel João Vieira apelou nas Caldas a quem não vota

-

O candidato apresentou um pequeno comício antes de um concerto no Spacy

Manuel João Vieira, o candidato que vem realçar e satirizar o absurdo da política com promessas eleitorais lunáticas, veio às Caldas, ao Spacy, para um concerto-comício, na noite da passada sexta-feira. Apresentando-se como alguém de extremo-centro, não deixou de passar algumas das mensagens que movem esta candidatura.

No seu pequeno comício, antes do concerto, o candidato que é professor na ESAD, afirmou que pretende “sobretudo que esta bela cidade de Caldas da Rainha volte a ser a grande cidade das Caldas da Rainha, aquilo que já foi” e que vão “transformar as Caldas na mais bela cidade do mundo”, até porque esta faz “parte da Vieirópolis, uma cidade que tem o epicentro em Vila de Rei, que é o centro de Portugal, e serão as mais importantes partes termais dessa cidade de 10 milhões de habitantes”. Num discurso marcado pelo humor e pelo non-sense, este candidato aproveitou para prometer que também dá “bónus para gasóleo aos feriados”, notando que “os Ferraris não são a gasóleo, têm esse pequeno problema”. Outra promessa é que “às pessoas que são amigas do ambiente vamos dar carros de bois, mulas e veículos de tração animal”. Até porque “é preciso cheirar a campo e não esquecermos de onde vimos”.

Sobre o concerto disse que não seria “tão político como podia ser, porque os comícios têm um lugar que não pode ser logo, logo, a seguir a jantar” e deixou elogios ao restaurante onde jantou, A Mimosa, na Praça 5 de Outubro. No seu discurso disse ainda que a árvore de Natal das Caldas falou com ele e convidou-o para um chá depois do concerto. “Eu disse que sim, está bem, bebo um chá contigo, árvore de Natal, porque os personagens fictícios e imaginários são fortes. Lembrem-se que vocês são pessoas vivas, reais, mas as pessoas irreais também existem se nós quisermos”, afirmou, numa provável referência ao próprio Candidato Vieira.

“Queria sobretudo que a população caldense não vote em mim, mas vote em quem lhes apetecer, mas queria apelar só aos que não vão votar ou que querem votar em branco, que aproveitem e votem em mim”, foi como terminou a sua intervenção, antes de ouvir do público os gritos “Vieira, Vieira, Vieira…”. Seguiu-se um concerto, marcado também ele pelo humor e non-sense, com a plateia a cantar alguns dos mais conhecidos temas do músico que fundou os Ena Pá 2000 e Irmãos Catita. “Estão a f*der Portugal” foi a principal mensagem política da atuação. Esta foi uma versão adaptada, que incluía as barragens, os impostos, o futebol, o olival do espanhol e “os escravos a colher morangos, para isso é só virar frangos”, bem como a cobertura mediática à operação do Presidente da República. Portugal é descrito como um local “onde cada pato bravo vai construindo o seu fado” e um país dominado pelo crime organizado. “Um jardim à beira-mar com as toupeiras a governar”, refere, com a população “a morrer devagarinho do Algarve até ao Minho”, complementa. A necessidade de haver uma maior formação em cidadania e de haver mais portugueses felizes foi também afirmada pelo candidato. No final, novamente a plateia a apoiar: “Vieira, Vieira, Vieira”, ouvia-se. Entre tiradas humorísticas, o Candidato Vieira vai deixando algumas mensagens relativas ao porquê desta candidatura e ao posicionamento em relação aos temas, como o perigo do fascismo e do aquecimento global, mas também o racismo existente na sociedade portuguesa.

Esta semana, no feriado, os candidatos Marques Mendes e António José Seguro visitaram a Óbidos Vila Natal, mas não se cruzaram. Ambos foram cumprimentados por muitas pessoas, que lhes desejaram boa sorte e ambos brindaram com a típica ginja. Já na terça-feira foi Catarina Martins a visitar a Oficina António, nas Caldas.

- Advertisment -

Edição #5628

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.