Passar férias cá dentro é também a máxima dos presidentes de Câmara da região, que tiram uns dias de descanso durante o período do Verão. Alguns dos autarcas já tinham outros planos, mas a pandemia trocou-lhes as voltas, “obrigando-os” a descansar menos dias para acompanhar a realidade concelhia. Por outro lado, garantem, não faltam pontos de interesse para uma férias na sua terra

O presidente da Câmara do Bombarral, Ricardo Fernandes, fez as suas férias em Portugal durante o mês de Julho, como forma de ajudar à revitalização da economia nacional, nomeadamente dos sectores do turismo e da hotelaria e restauração.
À Gazeta das Caldas, o autarca explicou que a pandemia não alterou o destino de férias, mas obrigou a um ajustamento das datas habitualmente escolhidas para os dias de descanso.
Para o concelho do Bombarral, o mês de Agosto “é um dos períodos mais importantes do ano, uma vez que é nesta altura que decorre a campanha da apanha da fruta, que é o grande motor da economia local”, esclarece o chefe do executivo municipal.
Por entender que a pandemia traz “responsabilidades acrescidas” aos presidentes de Câmara, Ricardo Fernandes faz questão de estar presente para acompanhar o processo das colheitas.
Daí que o autarca deixe uma sugestão de umas férias no concelho aos amantes do turismo de natureza, com um passeio pela Serra do Picoto e pelo Vale do Roto, pelos vários percursos pedestres do concelho ou ainda com uma visita à Mata Municipal.
Também o presidente da Câmara Municipal do Cadaval, José Bernardo Nunes, já gozou as suas férias no início de Verão, mas escolheu a calma e isolamento do Alentejo para uns dias de descanso durante uma semana. As férias em família previstas para outros destinos tiveram de ser adiadas. No seu concelho destaca uma visita à Serra do Montejunto, para um passeio na montanha ou um piquenique na mata dos castanheiros.
Local de paragem obrigatória é a Real Fábrica do Gelo, bem como uma visita aos restaurantes locais para retemperar as forças.
Ao invés, Tinta Ferreira não deverá ter férias durante os meses de Verão, pela “necessidade de estar presente para alguma situação que possa acontecer por causa da Covid-19”. O presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha admite poder tirar “apenas três dias” e ainda não escolheu onde, sendo certo que será “em Portugal”.
O autarca destaca que as Caldas são um bom destino de férias, pela sua localização geográfica, do que tem para oferecer do ponto de vista cultural e paisagístico, mas também pela tranquilidade que oferece.
Também o homólogo de Óbidos, Humberto Marques, ainda não foi de férias e confessa que nem sabe se as irá marcar.
“Gerir os destinos de um concelho nas circunstâncias actuais, onde temos de ter muita atenção à pandemia e, ao mesmo tempo, à economia, faz com que o nosso empenho e disponibilidade tenham de ser totais”, justifica.
O autarca reconhece que a pandemia veio alterar tudo, sobretudo no seu concelho, com uma estratégia assente em eventos e iniciativas durante o Verão. “Estávamos preparados para receber milhares de pessoas todos os dias”, conta o edil, que teve que limitar a vila à entrada de 875 pessoas, por questões de segurança.
Um dos destinos mais turísticos do país, Óbidos é, sem surpresa, recomendada por Humberto Marques para umas férias seguras. “A vila, onde se podem encontrar mais pessoas, tem todas as medidas para que o distanciamento social seja uma realidade, assim como o limite de pessoas dentro das muralhas, ou a desinfecção das mãos”, exemplifica o autarca, acrescentando que o resto do concelho “tem locais maravilhosos” para partir à descoberta e para umas férias retemperadoras.
Já o autarca da Nazaré, Walter Chicharro, assegura que nunca faz férias no Verão, por se registar nesta altura o pico de afluência ao concelho, optando, assim, por ficar em casa. A pandemia não veio alterar o destino de férias, apenas, eventualmente, a data.
Este concelho é no seu todo, de acordo com o autarca nazareno, um destino de férias ideal. “Somos, cada vez mais uma marca global, um destino de férias de praia e sol no Verão para muitas famílias, e de conhecimento a longo de todo o ano, pela curiosidade despertada pelas enérgicas ondas da Praia do Norte, que têm conduzido mais pessoas a sítios no concelho que oferecem tranquilidade, no meio da natureza”, frisa.
O presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, optou por não responder por se encontrar actualmente de férias.
Por outro lado, Gazeta das Caldas questionou o autarca de Peniche, Henrique Bertino, mas este não respondeu até ao fecho da edição.