Sara Velez é a nova presidente do PS caldense

0
1554
Gazeta das Caldas
Sara Velez deputada do PS

Sara-VelezSara Velez, de 41 anos e residente nas Caldas da Rainha, é a nova presidente da comissão polÍtica do PS, eleita por lista única no passado dia 10 Abril em assembleia-geral de militantes. A socióloga e pós-graduada em Comunicação e Cultura, exerce funções de consultoria nas áreas da comunicação, estudos e desenvolvimento de projectos e sucede nesta concelhia a Luís Patacho, que deixou a liderança após a derrota de António José Seguro nas primárias realizadas pelo PS.
À Gazeta das Caldas Sara Velez disse que “abertura e participação” são duas das palavras-chave mais importantes e estruturantes da moção de orientação estratégica da candidatura com que a sua equipa se apresentou nestas eleições internas. Considera que os partidos políticos não podem continuar a ser “caixas fechadas para as quais os cidadãos olham com desconfiança” e que é necessário devolver-lhes a confiança. Isso poderá ser feito, em seu entender, através da criação de plataformas de discussão abertas a todos e implicando-os nos processos de tomada de decisão, “que têm que, necessariamente aprofundar os mecanismos democráticos do seu funcionamento”, destaca.
O PS das Caldas pretende criar o Fórum Deliberativo, que será um espaço de discussão e construção das propostas políticas deste partido para o concelho e que contará não só com militantes, mas com todos quantos queiram nele participar. “O seu lançamento será uma das primeira iniciativas públicas que queremos implementar”, informou.
Querem também continuar a aprofundar o trabalho político autárquico e colocar “no centro do debate” todas as freguesias do concelho. “Muitas vezes a discussão política fica demasiadamente presa aos problemas da cidade e da sua periferia”, disse Sara Velez, que espera que também as freguesias mais distantes do centro do concelho tenham o espaço e atenção que merecem.
“Um bom resultado será a vitória do PS nas Caldas”

Apoiante de António Costa, a nova líder dos socialistas caldenses faz uma “avaliação positiva” do seu trabalho. Considera que o partido, através do seu secretário-geral, tem “denunciado muito do que foi a acção negativa deste governo” que é responsável por Portugal ter recuado décadas no que respeita à produção de riqueza nacional, em níveis de emprego, em matéria de investimento e estar “aos níveis dos anos 70 no que respeita aos indicadores da emigração”.
Com as legislativas no horizonte, Sara Velez considera que um bom resultado será a vitória do PS nas Caldas da Rainha. E destaca que os caldenses têm sido “bastante” atingidos pelas medidas do governo, nomeadamente nos sectores da saúde, da justiça, da protecção social e da fiscalidade. “Estou, por isso, convencida que na altura de escolher o próximo governo do país os caldenses saberão fazer o seu julgamento e condenarão nas urnas a sua acção”, conclui.
Foram igualmente eleitos para a Comissão Política, Pedro Seixas, M. Luísa Barbosa, José Lacerda da Fonseca, João Marques Pereira, Catarina Paramos, Vasco Baptista, José Oliveira Paz, Sandra Luíza Ferreira Santos, Luís André Pereira Veludo Filipe, António Gonçalves, Sofia Esteves Gomes, Emanuel Marim, Manuel Remédios, M. Antónia Nogueira, José Francisco Silva, Bernardo Pereira, Natália Luís, Ana Luísa Catarino, José Carlos Nogueira, e João Pedro Correia.
Compõem ainda a Comissão Política por inerência dos mandatos que exercem como autarcas ou como membros integrantes de outros órgãos do PS, os militantes: Jorge Sobral, Manuel Nunes, Delfim Marques Azevedo, Margarida Freitas, Carlos Tomás e M. da Conceição Paramos.
Alguns dos militantes eleitos já faziam parte da comissão política anterior, como é o caso da própria presidente, de Pedro Seixas, Luísa Barbosa, Catarina Paramos, José Manuel Paz, Sandra Luiza Santos, Sofia Esteves Gomes, Emanuel Marim, Natalia Luís e José Carlos Nogueira.
Sara Velez é pela primeira vez líder desta concelhia, embora já tivesse integrado as comissões politicas presididas por João Pedro Correia, Delfim Marques Azevedo, Jorge Sobral, António Galamba, Catarina Paramos e Luís Miguel Patacho.