Dois deputados caldenses deverão integrar a próxima legislatura. O social-democrata Hugo Oliveira, a concorrer em número dois pelo círculo de Leiria, e Sara Velez que, embora em número cinco, deverá conseguir um lugar no Parlamento, se o PS for governo e alguns dos elementos na lista colocados antes forem chamados para o integrar.
Desde 1976 uma dezena de deputados das Caldas já passou pela Assembleia da República, eleitos pelo PS, PSD, CDS, PCP e PRD.
Fernando Costa foi o primeiro político caldense a integrar o parlamento, logo na primeira legislatura, em 1976, pelo PSD. Continuou as funções de deputado até à terceira legislatura, que terminou em 1985. Voltaria à Assembleia em 1999 para cumprir um total de nove anos de deputado. Integrou as comissões das Petições, dos Assuntos Europeus, da Paridade, Igualdade de Oportunidades e Família e apresentou vários requerimentos, relacionados sobretudo com as infraestruturas viárias no distrito de Leiria, degradação do Hospital Termal, Linha do Oeste e Lagoa de Óbidos.
O actual presidente da Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, Lalanda Ribeiro, também foi deputado, eleito pelo PSD em 1987, na V legislatura.
Na IX e X legislatura, entre 2002 e 2009, o círculo eleitoral de Leiria esteve representado pelo social-democrata Daniel Rebelo. O deputado, economista de formação e que foi presidente da JSD caldense, pertenceu a diversas comissões, entre elas a de execução orçamental e da reforma do sistema político. Entre os requerimentos que apresentou, em conjunto com outros deputados, estão, por exemplo um sobre a remodelação do tribunal caldense, a ampliação do edifício sede do centro de saúde e a Lagoa de Óbidos.
Em 1987 foi eleita, pela primeira vez, uma mulher pelo círculo de Leiria, mas só em 2009 é que uma caldense, Maria da Conceição Pereira, integrou a bancada parlamentar do PSD na Assembleia da República, até Novembro de 2015. A actual vereadora na Câmara das Caldas esteve como deputada em substituição de Teresa Morais, cabeça de lista pelo círculo de Leiria, que integrou os governos de Pedro Passos Coelho. Foi vice-presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo.
Um deputado eleito pelo PDR
O socialista Hermínio de Oliveira (já falecido) foi eleito pelo círculo de Leiria na segunda e terceira legislaturas, que decorreram entre 1980 e 1985. Mais tarde, na V legislatura, entre 1987 e 1991, Custódio Maldonado Freitas, foi também deputado da Nação.
João Pedro Correia foi deputado à Assembleia da República na VII e VIII legislaturas, pelo grupo parlamentar do PS, tendo sido membro das Comissões de Economia, Finanças e Plano; de Juventude; de Saúde e Toxicodependência; da Subcomissão de Turismo e Comissão Eventual “Toxicodependência, Consumo e Trafico de Drogas.
Ligado às Caldas por laços familiares está também José Vera Jardim, que foi deputado na Assembleia da República entre a V e a XI legislatura, e foi ministro da Justiça no governo de António Guterres. Antes disso fora Secretário de Estado do Comércio Externo e Turismo no II e III governo Provisório, chefiados por Palma Carlos e Vasco Gonçalves. Outro político com afinidade às Caldas, cidade onde reside e de onde é a família da esposa, António José Seguro, foi deputado em diversas legislaturas, pelos círculos de Lisboa, Porto, Guarda e Braga. Foi também secretário de Estado no XIII governo e depois ministro adjunto de Guterres, tendo sido ainda deputado europeu, para além de secretário geral do seu partido.
O antigo vereador Manuel Isaac foi deputado na Assembleia da República, pelo CDS, em substituição de Assunção Cristas, cabeça de lista do partido por Leiria, que integrou o governo de coligação PSD-CDS. O empresário caldense foi deputado durante duas legislaturas, tendo um papel especialmente interventivo nas questões relacionadas com a agricultura.
Também o ex-deputado em diversas legislaturas, Narana Coissoró tem ligações familiares às Caldas. É proprietário da quinta Monte Horeb, no Nadadouro, onde reside e possui um restaurante com o mesmo nome.
Também caldense, embora a concorrer pelo círculo eleitoral de Lisboa, pelo PCP, Margarida Botelho foi deputada na Assembleia da República na VIII e IX legislaturas, entre 2000 e 2002.
António Marques, actual director executivo da Expoeste, foi eleito deputado pelo Partido Renovador Democrático (PDR) na IV legislatura, em 1985.