Vereadora Celeste Afonso não se recandidata em Óbidos

0
1384

A actual vereadora da Educação, Cultura e Desenvolvimento Comunitário na Câmara de Óbidos, não integra as listas da candidatura de Humberto Marques à autarquia. “Não sou política e fazer mais do que um mandato tornar-me-ia política”, disse Celeste Afonso à Gazeta das Caldas, acrescentando que quando aceitou o desafio foi por quatro anos.

A autarca é também, por inerência, a directora do Folio, que irá realizar-se já depois das eleições (entre os dias 19 e 29 de Outubro) e reconhece que está muito ligada a alguns projectos que ajudou a dinamizar em Óbidos, tanto ao nível da Educação, como da Cultura, como é o caso da Óbidos Vila Literária. No entanto, destaca que “há uma equipa capaz de o continuar”, e que ela própria continuará a apoiar a estratégia de Humberto Marques, mas sem estar directamente ligada à vida política.
De acordo com Celeste Afonso, o seu futuro “está em aberto”, mas não passa pela vida autárquica.
O presidente da Câmara e candidato, Humberto Marques, destaca o trabalho feito pela sua vereadora. “A Celeste [Afonso] demonstrou uma capacidade extraordinária de ajudar a dinamizar e criar novos projectos, desde logo na área da Educação, que já estão a dar os primeiros passos”, disse, acrescentando que há uma equipa já formada que lhes dará continuidade. O candidato referiu ainda que no próximo mandato pretende afirmar as agendas da saúde (sobretudo ao nível da prevenção) e do bem-estar, pelo que a sua equipa está definida tendo em conta as competências nestas áreas.
A professora de Educação Física, e deputada municipal, Margarida Reis será um dos elementos a integrar a lista, que será apresentada publicamente após a sua entrega no tribunal. Sabe-se que o candidato à Assembleia Municipal será o já deputado Fernando Jorge.
A CDU tem como candidato à liderança da Câmara José Rui Raposo. Nos lugares seguintes da lista estão a arquitecta Sofia Carvalho, do Olho Marinho, e o reformado António Marques Ribeiro, das Gaeiras, actualmente eleito naquela junta de freguesia. A cabeça de lista à Assembleia Municipal é a actual deputada, Sílvia Correia.
O PS de Óbidos já apresentou publicamente o seu candidato à Câmara, Vítor Rodrigues, mas remete a divulgação da lista de candidatos que o acompanham para uma cerimónia pública, a realizar depois da entrega dos nomes em tribunal. Também o BE, que já apresentou os cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal (João Paulo Cardoso e Fábio Capinha, respectivamente) remete para mais tarde a divulgação da lista.
O CDS-PP também ainda só tornou público o nome do cabeça de lista à Câmara, Carlos Pinto Machado. Este disse à Gazeta das Caldas que “oportunamente” irá anunciar os restantes candidatos da lista, que “têm o perfil profissional adequado para os pelouros que irão assumir e são de todas as freguesias do concelho”.