Saúde em Ponto Pequeno – Autoimagem e adolescência

0
375
- publicidade -

A autoimagem corresponde à imagem que temos de nós próprios e é influenciada pelos pares, pelos familiares e pelas experiências por que passamos. Por outro lado, a adolescência é uma etapa em que ocorrem várias mudanças físicas que podem levar a preocupação e insegurança relativamente à autoimagem.
Uma das mudanças é o surgimento da pilosidade que, em quantidade excessiva, pode provocar problemas de autoimagem. Existem vários métodos seguros de depilação que podem ajudar a resolver esse problema. É preciso ter em atenção que nas meninas, o excesso de pelo grosso e escuro no queixo, buço, costas, mama e abdómen, pode ser sinal de doença – chamada hirsutismo. Pode surgir associada a acne, queda de cabelo, aumento da massa muscular, modificação do tom de voz ou a distúrbios menstruais. Neste caso, devem consultar o Médico Assistente.
Também é muito frequente o surgimento de acne. Se for muito extenso, envolvendo face, peito e dorso ou no caso de haver cicatrizes ou impacto psicológico deve procurar ajuda médica.
Nos adolescentes a autoimagem assume um papel central por terem a convicção de que o seu aspeto físico é um fator fundamental para a sua felicidade, aceitação pelos outros e concretização dos seus objetivos. Assim, uma autoimagem negativa pode levar a perturbações de ansiedade, depressão, perturbações do comportamento alimentar (como a bulimia ou a anorexia), abuso de substâncias (como esteroides anabolizantes ou suplementos proteicos), automutilação ou mesmo tentativas de suicídio. Nestes casos, os pais devem estar atentos a sinais de alarme
É importante que a família não menospreze as preocupações do adolescente com a autoimagem, uma vez que pode levar a situações de doença. Deve-se aproveitar a oportunidade para reforçar os hábitos de vida saudáveis, como dieta equilibrada e prática de exercício físico regular.
As pessoas com boa autoestima são mais bem-sucedidas na escola, no emprego e têm maior facilidade em fazer amigos. Este processo de descoberta de identidade, aceitação da imagem corporal e construção da autoestima inicia-se na adolescência e é a base para uma vida adulta saudável. ■
Marta Caldas, Mariana Pedro, Inês Melo

- publicidade -