25 de Abril faz 48 anos e as comemorações são diversas

0
281
- publicidade -

Por toda a região estão programadas iniciativas, culturais e desportivas, para assinalar a Revolução dos Cravos

Os 48 anos do 25 de Abril são assinalados por toda a região, com iniciativas diversas. Em A-dos-Negros (Óbidos), entre 23 de abril e 1 de maio, está patente, na escola primária, uma exposição de pintura de Teresa Capinha. No dia 24 é assinalado o 95º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Óbidos (BVO) naquela localidade, junto à Igreja de Santa Maria Madalena, inaugurado o alargamento e requalificação do cemitério e haverá desfile motorizado, fanfarra e um almoço comemorativo.
O 25 de Abril será comemorado com a inauguração do baloiço panorâmico na Junta de Freguesia, uma caminhada solidária a favor dos BVO, animação musical com Concertinas da Gracieira e Victor Mata, e o tradicional lanche convívio.
A revista à portuguesa “Olha que duas”, apresentada na noite de 24 de abril, na associação “A Serrana” marca o início das comemorações do 25 de Abril na Serra do Bouro. No dia seguinte haverá uma caminhada da liberdade, um torneio de petanca, ténis e um torneio de futebol. Está ainda previsto um churrasco convívio no Parque Urbano da localidade.
Também a Associação DR Casal Moinho (Peniche) dinamiza uma caminhada comemorativa do 25 de abril, pelas 10h00, no dia da revolução.
Em Alcobaça, a efeméride é assinalada com uma caminhada comunitária de 7 quilómetros, com partida e chegada em frente ao Mosteiro. A Assembleia Municipal cumpre as tradicionais deposições de coroas de flores no monumento evocativo à revolução na rotunda em frente aos Paços do Concelho e outra no monumento em homenagem a Humberto Delgado, na Cela Velha, durante a manhã.
No Museu do Vinho de Alcobaça estará patente, a partir de 21 de abril, e até 19 de junho, a exposição itinerante Lápis Azul: A Censura no Estado Novo, do Museu Nacional de Imprensa. Esta mostra, estruturada em cinco núcleos, inclui dezenas de documentos ilustrativos do largo espectro da atuação censória que vigorou durante os 48 anos, desde o regime militar ao regime de Oliveira Salazar e Marcelo Caetano. No mesmo espaço museológico, também as crianças irão assinalar a efeméride, com o jogo “À Descoberta do 25 Abril”, dinamizado pelo serviço educativo.
Na Nazaré haverá uma sessão da Assembleia Municipal, com o discurso das forças políticas (10h00) e o concerto “Fado Liberdade”, na Praça Manuel de Arriaga (17h00), com Nuno Santos, Joel Madeira, João Silva e Ricardo Silva.
A Biblioteca da Nazaré irá realizar um convívio, para assinalar a Revolução dos Cravos, a 24 de abril, pelas 21h30, no Mar-Alto, com encerramento à meia noite , com a canção Grândola Vila Morena.
Nas Caldas da Rainha as comemorações do 25 de Abril são asseguradas pelas juntas de freguesia da cidade, que ainda estão a ultimar o programa.

- publicidade -