Ciclista dá agora nome a uma sala na sede da Junta de Freguesia. Cerimónia contou com a presença do ministro que tutela o desporto, Pedro Duarte
A Junta de Freguesia de A-dos-Francos realizou, no dia 29 de janeiro, uma nova homenagem ao ciclista João Almeida, que ficou marcada pelo descerrar de uma placa numa das salas da sede daquela entidade. A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara das Caldas, Vítor Marques, e trouxe a A-dos-Francos o ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, e o deputado caldense na Assembleia da República, Hugo Oliveira.
“Estamos aqui hoje para prestar homenagem ao jovem da terra, que tantas alegrias tem trazido ao povo português”, começou por dizer Paulo Sousa, presidente da Junta de Freguesia de A-dos-Francos, na abertura da cerimónia que teve como ponto alto o descerrar de uma placa de homenagem na sede da junta.
O autarca passou pelos resultados de maior destaque na ainda curta carreira de João Almeida, mas que fazem já dele um dos mais titulados da história do ciclismo português, com destaque para o pódio no Giro D’Italia 2023, que lhe valeu também o título no prémio da Juventude. Curiosamente, João Almeida ofereceu a Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, que tem a tutela do Desporto, uma das camisolas brancas que ganhou nessa competição.

“É, pois, com enorme satisfação, que assistimos aos brilhantes resultados obtidos pelo ciclista da nossa freguesia, realçando ainda o impacto que estes têm para a visibilidade do nosso concelho”, sublinhou Paulo Sousa.
O autarca lembrou que, no dia do 13º aniversário de elevação da A-dos-Francos a vila, em 2022, quando inaugurou o monumento de homenagem a João Almeida, disse ao jovem ciclista que ali haveriam de voltar para comemorar uma vitória numa grande volta. “Entretanto, já tantas vitórias aconteceram, vários momentos memoráveis, mas tenho a certeza que o dia daquela vitória ainda chegará”, vaticinou.
Vítor Marques, presidente da Câmara das Caldas da Rainha mostrou também o orgulho que é para o município ter um ciclista de referência em Portugal e no mundo. “Temos aqui um grande exemplo de um homem de A-dos-Francos, um grande orgulho para a freguesia, um grande orgulho para o nosso concelho e para Portugal”, pelos resultados, mas também pela postura que demonstra quando sai da bicicleta, “com mensagens que nos vai transmitindo, na força que dá e que nos transmite a todos nós”, apontou.
Antes de receber a camisola branca de João Almeida, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, elogiou a homenagem “singela, mas muito sentida por todos os que aqui estamos”, e que, apesar de ser responsabilidade da junta de freguesia, “tem um cariz nacional, porque o João é uma referência em todo o país”. O ministro que tutela o desporto enalteceu o atleta, mas sublinhou o homem. “O que mais admiro no João já nem é o ciclista, é ser a pessoa que é, pelos valores que transmite”, disse.
Além da placa de homenagem a João Almeida, a Junta de Freguesia entregou ao ciclista, a Vítor Marques e a Pedro Duarte uma peça com os símbolos da freguesia, com o ciclista no centro, uma lira que representa a música, uma bola de futebol, que faz alusão ao futebol feminino, e ainda a uva e a pera, produtos que se destacam na economia de A-dos-Francos.

João Almeida mostrou-se tocado pela homenagem e pelos discursos. “Tem sido um percurso de altos e baixos, por onde a estrada me leva, mas tem sido um percurso bastante bom. Nem sempre é fácil, mas é fruto de muito trabalho, muita dedicação, sempre com pessoas ao meu lado”, começou por dizer.
O ciclista reforçou o orgulho de ser de A-dos-Francos, “com pouco, fazemos muito”, disse, elogiando, também, o grupo de metais da Filarmónica da terra que abriu a cerimónia. “No fundo, eu só faço o que gosto, percorro o meu caminho e espero inspirar pessoas, passar valores que ganhei na minha freguesia”, disse.
Prestes a iniciar a sua época oficial, que começou ontem a liderar o conjunto da UAE Emirates na Volta à Comunidade Valenciana, João Almeida diz que a preparação este ano foi “bastante boa, sinto-me bem. Vou dar o meu melhor e tentar ganhar corridas”.
Com presença esperada nas voltas a França e a Espanha, João Almeida disse que não tem objetivos concretos para essas. “Tenho um objetivo geral, que é dar o meu melhor e lutar pelas corridas, tentar ganhar o maior número de corridas possível, mas sem nenhuma em específico”, adiantou.
Depois da prova de Valência, João Almeida regressa a Portugal para competir na Figueira Champions e na Volta ao Algarve, duas corridas em que vai ter ao lado, pela primeira vez, António Morgado. “Espero estar em boa forma e alcançar o resultado, porque os portugueses merecem sempre isso”, disse. Correr com o companheiro caldense, “vai ser engraçado. Treinamos muitas vezes juntos e vai ser giro também fazer as corridas juntos”, concluiu. ■