Agrupamento Rafael Bordalo Pinheiro abriu-se à comunidade

0
208
No auditório da escola foi simulado um julgamento sobre violência doméstica e no namoro, com a participação do juiz desembargador, Carlos Querido

Nos dias abertos é dada uma visibilidade aos trabalhos dos alunos que não se consegue em tempo de aulas

O artista leiriense Sal Nunkachov esteve na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, na tarde de 17 de maio, a dar um workshop de cianotipia, uma técnica antiga, anterior à fotografia e que consiste em, manualmente, conseguir imprimir negativos monocromáticos. Esta foi uma das novidades dos Dias Abertos do agrupamento de escolas, que integraram mais de meia centena de atividades, durante dois dias (17 e 18 de maio), com o objetivo de abrir-se à comunidade.
Na escola decorreram laboratórios abertos com os alunos a fazer as experiências e a explicá-las ao público, workshops, um concerto, jogos, visitas guiadas, sessões de esclarecimento, algumas de instituições do ensino superior e palestras. No auditório foi simulado um julgamento sobre violência doméstica e no namoro, no âmbito da atividade Justiça para todos, com a participação do juiz desembargador, Carlos Querido.
O Exército também marcou presença com demonstrações e os Bombeiros dinamizaram ações sobre socorrismo e prevenção rodoviária e Suporte Básico de Vida. Houve ainda visitas dos alunos das outras escolas do agrupamento à Secundária Bordalo Pinheiro, assim como dos finalistas da D. João II, que serão potenciais alunos daquele estabelecimento de ensino. Em Santa Catarina houve uma caminhada em redor da escola.
“Foram uns dias muito animados”, salienta a diretora, Maria do Céu Santos, sobre a iniciativa que envolveu todos os alunos do agrupamento. Estes dias têm como objetivo “abrir a escola à comunidade e também dar uma visibilidade aos trabalhos dos alunos que não se consegue em tempo de aulas”, concretizou a responsável.
A iniciativa teve ainda a particularidade de contar com a visita de pais e alunos de outros concelhos, que vieram conhecer a escola e tiveram oportunidade de contactar com os estudantes, para terem um maior conhecimento do que a Bordalo Pinheiro tem para oferecer.
Há atividades que, tendo sido experimentadas nestes dias abertos, pelo sucesso que obtiveram, terão depois continuidade. É o caso da cianotopia, que alia as ciências à arte e que irá fazer parte do projeto de Ciência Viva da escola no próximo ano. ■