Alcobaça: Arranca amanhã a 32ª edição do Cistermúsica com 47 concertos

0
458
Cistermusica

Arranca sexta-feira na Nave Central do Mosteiro de Alcobaça o Cistermúsica, que este ano conta com 47 espetáculos (entre os quais 22 de entrada livre) com mais de 900 artistas que passarão por um total de 27 palcos em cinco concelhos.
Rui Morais, da Banda de Alcobaça, que organiza o festival desde 2002, realçou a dimensão do festival, tanto a nível qualitativo como quantitativo.
A programação principal, em torno da música clássica, conta com 23 concertos (com a rota são 27), nove na programação Junior e Famílias e seis na programação Outros Mundos. Este ano o festival comemora os 50 anos do 25 de abril, mas também outras músicas de revoluções, assim como os 500 anos de Camões, o centenário de Joly Braga Santos e os 100 anos da morte de Gabriel Fauré.
A diretora do Mosteiro de Alcobaça, Ana Pagará, disse que “o festival Cistermúsica é mais que uma instituição, faz parte da alma do Mosteiro” e notou que leva a música a todas as partes do monumento.
O orçamento do festival, que termina a 3 de agosto, ronda o meio milhão de euros (com 62% de fundos públicos). A bilheteira cobre 6 a 7% da despesa anualmente. A organização espera receber 10 mil espetadores. ■