Foi assinado, a 15 de fevereiro, o protocolo entre a Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão e o Centro Distrital de Leiria que aumenta a capacidade Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da instituição alfeizerense, de 40 para 80 utentes. De acordo com a Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão trata-se de uma obra cuja conclusão era, há muito, desejada pela população e pela instituição face às solicitações e as necessidades da comunidade. “Trata-se de um equipamento de grande qualidade que reforça a cobertura num território muito necessitado”, concretiza aquela instituição.
A empreitada, avaliada em cerca de 1,2 milhões de euros, contou com o apoio do programa PARES 3.0. Permitiu, além da duplicação da capacidade, remodelar o refeitório e a lavandaria e melhorar as condições de conforto e segurança, com novas salas de convívio, sanitários, entre outras melhorias.
A Misericórdia de Alfeizerão emprega mais de 50 trabalhadores. A funcionar desde 2013, em instalações próprias construídas especialmente para servirem de sede social e operacional, tem capacidade instalada para servir 30 utentes no Centro de Dia, 60 utentes no Apoio Domiciliário, 20 utentes no Centro de Acolhimento de Emergência Social e agora 80 utentes no Lar Residencial. Também acolhe refugiados no âmbito do Programa Financiado pela União Europeu para a Recolocação de Estrangeiros, vindos de zonas de conflitos armados. ■