Quinta-feira, 15 _ Janeiro _ 2026, 15:44
- publicidade -
InícioPainelAnimação à solta pela cidade

Animação à solta pela cidade

-

3-ruas-alcatifadasContinua a decorrer o Maio em Festa, o programa de animação da ACCCRO que está a acontecer durante todos os fins de semana de Maio. O ponto alto viveu-se no fim de semana passado com a iniciativa “O Comércio sai à rua” com animação de dia e também à noite. Este fim de semana o mote será a música e serão montados seis palcos em várias zonas da cidade para actuação de grupos musicais.

Por toda a cidade e durante o dia e o serão de 16 de Maio houve propostas animadas em várias zonas, promovidas pela associação comercial e por grupos de comerciantes.
A população não podia estar mais satisfeita pois foram muitas as propostas, desde montras vivas, concerto, pinturas faciais, desfiles de moda, demonstrações de desportos e de dança. “Parece as Caldas de antigamente!”, ouvia-se com frequência entre os transeuntes, visitantes e locais, que tiraram partido do especial bom tempo que se fez sentir durante todo o fim de semana.
Para além das iniciativas diurnas, algumas das lojas caldenses, situadas no coração da cidade, mantiveram as suas portas abertas até às 23h00. Adeus às ruas desertas. Agora entre “Olás!” de gente que não se vê há muito tempo, há quem ouça a música de DJs em várias zonas da cidade e há também quem petisque nas bancas do Food Day.

Lojas abertas ao serão

“É muito agradável contar com as lojas abertas à noite. A cidade está muito bonita e agora vou terminar a noite no Parque”. São palavras da caldense Isabel Januário que Gazeta das Caldas encontrou na florista Flor Viva, já depois das 22h00. “Ainda está muita gente na rua! O clima também está a ajudar”, comentou a visitante, que acha que o comércio aberto até às 23h00 “é suficiente”.
Para a comerciante Fernanda Silva, a iniciativa de abrir as lojas à noite poderia acontecer duas a três vezes por ano. Também acha que a cidade com as lojas abertas está bonita, convida ao passeio e “só é pena não terem participado mais comerciantes”, rematou a florista que está pronta para repetir o evento.
Já para Maria João, da loja Patolas e Companhia, na Rua do Jardim, a abertura à noite poderia acontecer “pelo menos uma vez por semana!”. Acha que todas as sextas-feiras à noite – até às 23h00 – seria uma boa ideia pois “os pais estão com a adrenalina de acabar a semana e podem vir passear ao centro com os filhotes e fazer compras”. A comerciante está pronta para voltar a abrir o seu espaço até mais tarde e espera que mais lojistas lhe sigam o exemplo. Disse ainda que vendeu algumas peças de roupa entre as 20h00 e as 23h00 e salientou que o mais importante foi “gente que veio de propósito para ajudar quem tinha a porta aberta a ganhar ânimo”.
Entre os transeuntes não havia quem não gostasse da ideia de poder fazer compras até mais tarde. “Acho até que durante o Verão deveria ser todos os fins de semana!. A cidade precisa de animação”, dizia a caldense Mafalda Lopes.
Maria João Lopes, da Sapataria Bontom, estava satisfeita de ter a sua loja aberta. Já tinha vendido alguma coisa e estava pronta para repetir o evento. Acho que “deveríamos apostar no mês de Maio, uma vez no Natal e uma outra numa noite de Verão”, disse a empresária que acrescentou que aderiu sobretudo “para que as pessoas se sintam bem na cidade”.
Por seu lado, Vitoria Valentim que visita as Caldas com frequência acha bem que comércio abra as portas à noite. “Acho óptimo pois as lojas dão mais luz às ruas e a cidade seria mais alegre”. Para esta visitante, a iniciativa deveria repetir-se uma vez por mês.
Teresa Serrenho, também a passear com uma amiga que já tinha comprado meias durante o serão, diz que “a cidade precisa de vida nocturna e mesmo que as lojas não tenham facturado muito, com o tempo hão-de conseguir melhores resultados” disse.
Rita Plácido achou “divertido haver tanta gente na rua e é pena não terem aderido todas as lojas”. Já tinha feito compras, mas queria ainda regressar á rua para comprar depois do jantar. Na sua opinião, a frequência deste evento, deveria ser uma vez de três em três meses. Porquê? “Para não cansar muito as pessoas que vivem no centro da cidade”, rematou.
Paulo Agostinho, presidente da ACCCRO, estava muito satisfeito com a iniciativa. Sobretudo porque “são 23h20 e as ruas ainda estão cheias de gente, com famílias a passear durante toda a noite”. O balanço é, por isso, positivo, mas lamenta não ter contado com a adesão de mais estabelecimentos comerciais.
O próximo fim de semana de Maio será dedicado à Música e Paulo Agostinho garante que haverão seis palcos pela cidade, garantindo ainda a presença de vários grupos a animar durante o dia. No último fim de semana de Maio terá lugar o Caldinhas Kids DAy, com a ACCCRO a produzir um evento para as crianças em simultâneo com o CLN.

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt

Loading

- Advertisment -

Edição #5626

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.