António Costa nas Berlengas anunciou investimento nas reservas da biosfera

0
662

Um investimento de 3,3 milhões de euros na promoção externa das reservas da biosfera da UNESCO foi o principal anúncio do primeiro ministro António Costa, primeiro-ministro na sua visita às Berlengas no dia 2 de Setembro.

O governante visitou a Tanto Mar, uma iniciativa da Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar de Peniche e da revista Fórum Estudante, que pretende proporcionar a 50 jovens de todo o país, uma semana de aventuras em Peniche, sensibilizando-os para o valor estratégico do mar.
Na visita à ilha, que comemorava o 35º aniversário da denominação de Reserva Natural, António Costa anunciou o programa do Ministério do Ambiente de investimento nas reservas da biosfera da UNESCO a nível nacional.
João Pedro Matos Fernandes, ministro que tutela esta pasta, também esteve presente nas Berlengas, onde afirmou que está a trabalhar com várias entidades para a limitação de visitantes na ilha e o eventual pagamento de uma taxa de visita.
O limite que estava fixado era de 300 visitantes por dia, mas esse número nunca era cumprido por não haver controlo de visitantes. Entretanto, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas fez uma portaria com o número mais realista de 600 visitantes, mas o ministro não a validou porque foi apanhado de surpresa, ficando de tomar uma decisão mais tarde.
No cais de embarque, em Peniche, perante um grupo de manifestantes contra a prospecção e exploração de petróleo naquela bacia, o ministro do Ambiente aceitou o panfleto de informação, mas rejeitou declarações sobre o tema.