30O dia começou com a chegada do Pai Natal, mas o ponto alto da jornada era a inauguração da árvore de Natal gigante. A chuva impediu que o espectáculo preparado fosse executado em pleno, mas, mesmo assim, cerca de mil pessoas quiseram assistir ao momento.
Às 11h30 já a pequenada aguardava, impaciente, a chegada do Pai Natal à sua casa montada na Rua Dr. Miguel Bombarda. Cerca de meia hora depois chegava a caravana que trouxe o velhinho de barbas brancas, desta vez a bordo de uma carrinha pick up de um dos patrocinadores do evento. Com ele vieram renas e duendes (protagonizados por alunos da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro) e, atrás, uma extensa e animada caravana, com várias figuras em andas, os habituais bonecos de figuras de animação e os bombos da ETEO. A pequenada correu para Pai Natal para receber um abraço, tirar uma fotografia e fazer os primeiros pedidos.
O dia tinha prevista muita animação, com a companhia portuense Teatro Rua – artelier?, mas a chuva não ajudou. À hora de inaugurar a árvore de Natal na Praça 25 de Abril, em frente à Câmara Municipal, a chuva continuava a cair. Mesmo assim, muitas pessoas persistiram na vontade de ver a iluminação ligada pela primeira vez. Todas as arcadas à volta da praça e todos os abrigos, tanto na Câmara, como no tribunal e na igreja, se encheram rapidamente de pessoas. Quem já não conseguiu abrigo, teve que recorrer ao guarda-chuva.
O espectáculo teve que ser encurtado, uma vez que o piso escorregadio impedia a performance das figuras em andas. Houve, no entanto, uma projecção nos edifícios em redor da árvore, narrada sobre os diversos símbolos de Natal.
As luzes foram ligadas já para lá das 19h00 e depois houve, como surpresa, o lançamento de fogo de artifício do topo do edifício do município.
Mesmo com a chuva a cair, foram muitos os presentes que permaneceram no local para tirar as primeiras fotografias com a árvore de Natal como pano de fundo.
O objecto em torno do qual vão girar as diversas actividades do Natal Encantado surge este ano em tons de branco quente e azul e a iluminação é dinâmica, ou seja, apresenta diversas sequências diferentes e a qualquer altura. Esta é uma novidade da edição deste ano, uma vez que a do ano passado fazia a mesma sequência de meia em meia hora.
Além da árvore, foram ligadas as luzes em 10 artérias da cidade. A restante iluminação será ligada este sábado, 1 de Dezembro. Paulo Agostinho, presidente da ACCCRO, disse no final aos jornalistas que o objectivo é ter eventos todos os fins-de-semana, de modo a “trazer as pessoas às Caldas”. No fim-de-semana de 6, 7 e 8 de Dezembro chega o Comboio Encantado e realizam-se o Mercadinho de Natal e o Caldas Street Food. No fim-de-semana seguinte, junto à árvore de Natal gigante, terá lugar o Insuflável Encantado, com insufláveis de grandes dimensões. Durante o evento haverá ainda música, teatro de rua e muita animação, até 7 de Janeiro.