Aspiring Geoparque Oeste: um território de história

0
524

Foi há 215 anos que, no território do aspiring Geoparque Oeste, se travaram duas batalhas de grande importância para o fim da primeira invasão francesa.

A 17 de Agosto de 1808 deu-se, entre as colinas da Columbeira, Roliça, Baraçais e Azambujeira-dos-Carros, um combate entre uma forte divisão de franceses e o corpo expedicionário britânico. A morfologia particular daquele vale e as elevações circundantes foram palco dos confrontos entre as tropas anglo-lusas, que marcharam de Norte para Sul, enquanto as tropas francesas ocuparam o topo das elevações. Apesar da investida inglesa, os franceses causaram bastantes baixas, entre elas uma das jovens promessas do exército inglês, o Tenente-coronel Lake.

A Batalha da Roliça foi assim a primeira vitória aliada da Guerra Peninsular, travada pelos britânicos e portugueses contra as forças de Napoleão.

Quatro dias depois, a 21 de agosto, deu-se novo reencontro, no Vimeiro. À frente dos franceses estava já o comandante supremo em Portugal, o general Junot. Os ingleses venceram de novo, obrigando à rendição das forças.

Todos os anos, é organizada pela Comissão de Melhoramentos da Columbeira uma caminhada interpretativa, em parceria com o aspiring Geoparque Oeste, onde são explicados ao pormenor todos os detalhes da batalha, bem como visitas ao campo de batalha, ao túmulo do Tenente-coronel Lake e a um dos pontos centrais do aspiring Geoparque Oeste, o Miradouro do Picoto.

A Batalha do Vimeiro pode ser revivida, anualmente, no terceiro fim-de-semana de julho, na Recriação Histórica e Mercado Oitocentista, realizada naquela localidade e que transporta os visitantes até 1808.

Sabia que?
No site do aspiring Geoparque Oeste estão disponíveis mais de 30 percursos pedestres para fazer por todo território. Descubra-os em www.geoparqueoeste.com > Planear e Descobrir > Percursos Pedestres e aventure-se pelos caminhos deste território.

Explore…
Rota “As invasões francesas”
Duração: 1 dia
Meio de transporte: Carro
Pontos de interesse: Centro de Interpretação das Linhas de Torres e o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro. Para experienciar outros locais por onde passaram as tropas luso- britânicas, não deixe de ir até ao Forte de S. Vicente, ao Santuário do Calvário, ao cruzeiro do Picoto e à Serra do Socorro.
Mais informações em www.geoparqueoeste.com ou na app Visit Oeste Portugal. ■