O passado sábado, 7 de Dezembro, foi um dos mais movimentados dias do evento Caldas, Rainha do Natal. O balão de ar quente foi um dos ex-libris do evento num dia preenchido com inúmeras actividades, que trouxe às Caldas pessoas de vários pontos do país.

Às 10h30, hora marcada para o início da actividade, que decorreu no parque de estacionamento do CHO, atrás do Chafariz das 5 Bicas, já havia algumas dezenas de pessoas à espera para participar e outras só para ver.
O imponente balão amarelo subia cerca de 50 metros no ar, levando no seu cesto entre três a cinco pessoas, de cada vez, para uma experiência que durava cerca de cinco minutos. No solo, o Pai Natal, os seus duendes e outros figurantes animavam o espaço enquanto a fila para andar no balão crescia.
Paula veio de Alcobaça com os seus filhos Diogo e Luísa, mas o objectivo era mesmo surpreender o seu irmão, Luís, que veio às Caldas, sem saber, cumprir o sonho de andar de balão de ar quente. Foi através das redes sociais que Paula soube da actividade levada a cabo pela ACCCRO e, em conluio com a cunhada Sara, proporcionou a experiência ao seu irmão. “Ele veio directamente de Lisboa e não fazia a menor ideia para o que vinha, só quando chegou e viu o balão é que soube”, disse à Gazeta das Caldas. Luís achou a surpresa, e a experiência, “extraordinárias”.
A família chegou cedo às Caldas e aproveitou para passar boa parte do resto do dia e, além de aproveitar os eventos ligados à quadra natalícia, “aproveitámos para fazer compras no comércio local” disse. Esta família considera a iniciativa original e interessante. “É uma boa forma de atrair pessoas à cidade e a prova é que estão aqui muitas pessoas de longe”, acrescentaram.
Luís Gomes, presidente da ACCCRO, diz que a iniciativa do balão de ar quente “superou todas as expectativas”. Apesar da chuva de domingo ter impedido que o balão subisse nesse dia, a ACCCRO precaveu-se e aproveitou o bom tempo de sábado para prolongar a acção ao período nocturno. “Tivemos o dia inteiro com o balão a fazer subidas”, realça. Além dos caldenses, a experiência atraiu pessoas de outras paragens. As duas primeiras famílias a subir no balão vieram de Coimbra e Oliveira do Hospital. “Tivemos pessoas de Ovar, Estarreja, Porto, Faro, Viana do Castelo, Lisboa, Grândola, entre outras localidade. As pessoas vêm e aproveitam para vir às Caldas e à Óbidos Vila Natal”, observou o presidente da ACCCRO.

UM FIM-DE-SEMANA CHEIO

O dia escolhido para a experiência do balão de ar quente foi um dos mais repletos do programa de animação de Natal. Além de nesse fim-de-semana decorrer o Caldas Street Food Festival, o comboio de Natal também começou a circular pela cidade (e assim continuará até 24 de Dezembro).
Ao final do dia de sábado a Tomalátuna, a tuna académica da ESAD, realizou serenatas pelos restaurantes da cidade. “Houve uma receptividade muito grande por parte dos comerciantes, que se mostraram muito satisfeitos com a animação que isso proporcionou aos estabelecimentos”, afirma Luís Gomes.
Já no domingo, foram realizados cinco directos do Caldas, Rainha do Natal para o programa de televisão “Olhó Baião”, da SIC, mostrando vários pontos de animação da cidade. “Aproveitámos para divulgar, não só o evento, mas também a cidade e alguns dos produtos que a associação dinamiza, casos do Pastel Bordallo e da Tronchuda”, observa Luís Gomes.
Antes, na sexta-feira ao final da tarde, foi inaugurado o espaço Floresta Encantada na Avenida 1º de Maio, com as árvores de Natal das escolas e instituições caldenses que estão a concurso. O público poderá votar nas suas árvores favoritas até às 15h00 de 31 de Dezembro na papelaria Vogal, nos cafés Doce Pecado e Chamel e na Pastelaria Dimas, situadas naquela avenida.
A animação natalícia continua nas Caldas até 6 de Janeiro, mas com maior intensidade até à véspera de Natal, 24 de Dezembro. E até lá ainda podem haver surpresas caso as condições meteorológicas assim o permitam, adiantou Luís Gomes.
Este sábado, destaque para a arruada de bombos e personagens de Natal, a partir das 10h00 com alunos da ETEO, seguida pelo desfile da Banda Comércio e Indústria às 11h00, e o passeio “Pai Natal de Bicicleta”, às 15h30 pelo Grupo de Amigos das Pasteleiras Caldas da Rainha e Óbidos e AMA. Há ainda passeios de charrete e a Casa do Pai Natal continua a ser ponto de animação para crianças e adultos. A 17 de Dezembro, terça-feira, realiza-se a 3ª Caminhada Solidária dos Pais Natais pelas Luzes da Cidade, organizada pelos Pimpões, que serve de angariação de produtos alimentares e de higiene básica para a comunidade “De Volta a Casa”.