Responsável pelo Cais da Praia e pelo Cais do Parque é sócio do Red Frog, bar em Lisboa que integra lista dos 50 melhores do planeta.
O bar Red Frog, que fica no número 66 da Praça da Alegria, em Lisboa, conquistou, pela primeira vez, um lugar na prestigiada lista “The World’s 50 Best Bars”.
É o primeiro bar português a ser distinguido entre os 50 melhores bares do mundo, tendo alcançado a 40ª posição.
“É um sonho realizado que queríamos alcançar desde que abrimos!”, contou à Gazeta Emanuel Minez, que gere o Cais da Praia na Foz e o Cais do Parque nas Caldas, acrescentando que a concorrência era forte por parte dos melhores bares de vários países do mundo.
Fundado em 2015, na Rua do Salitre, em Lisboa, por Emanuel Minez e Paulo Gomes, o Red Frog, inspira-se nos bares clandestinos que surgiram nos EUA nos anos 1920, durante a Lei Seca, e já integrou a lista dos 100 melhores bares do mundo (que inclui o top entre a 51ª e a 100ª posição).
É aliás, o único bar nacional a figurar nesta cobiçada lista. Este bar de speakeasy mudou de morada em 2021, em consequência da pandemia, aposta em cocktails de assinatura (com e sem álcool) do barman Paulo Gomes.
O Red Frog entrou para o ranking pela primeira vez em 2017, ficando em 92º lugar. No ano seguinte, foi reconhecido como um dos 50 Best Discovery, lista que inclui os melhores bares e restaurantes considerados revelação, a nível mundial. Desde então tem marcado presença na lista geral “The World’s 50 Best Bars”, tendo sido 67º em 2021.
O bar tem três funcionários e 24 lugares sentados e muitos dos seus clientes são estrangeiros.
Quando não há possibilidade de receber as pessoas no Red Frog, os clientes são encaminhados para o Monkey Mash, que é dos dois sócios “mas é mais tropical, descontraído e moderno… O Frog é mais formal, mas a qualidade dos cocktails é similar”, disse o responsável, que emprega 12 pessoas nos dois espaços lisboetas.
Em 2022, foi com grande orgulho que Emanuel Minez e Paulo Gomes ouviram o nome Red Frog ser anunciado como um dos 50 lugares do top “The World’s 50 Best Bars 2022”. O prémio foi revelado na gala de entrega de prémios, que decorreu a 4 de outubro, no La Cupula, em Barcelona.
A dupla esteve presente no evento, e viveu, de perto, este importante momento de celebração a nível profissional e pessoal.
Cada cocktail que é feito no Red Frog, e que passa a fazer parte da carta, tem uma história para contar. “Temos contado com o apoio de marcas do sector que acreditam no nosso trabalho e temos investido em presenças internacionais onde acabamos por representar Portugal e deixar o convite para nos visitarem”, sublinha o empresário.
Paulo Gomes e Emanuel Minez estão felizes com a entrada na lista e agora o desafio de subir no ranking “é ainda mais animador!”. Assim como a “The World’s 50 Best Restaurants”, também o top “The World’s 50 Best Bars” distingue cinco dezenas de espaços espalhados pelo globo. O painel de jurados é composto por mais de 650 especialistas do setor dos cocktails (com um equilíbrio de género de 50/50), com votos oriundos de 28 regiões do mundo.
O processo de votação é independente e auditado pela empresa Deloitte.