“Bilhete postal” de Santa Susana está requalificado

0
604
A intervenção, de 24.500 euros, foi efetuada 21 anos depois da criação do parque

A requalificação do parque de merendas, que ocupa uma área de meio hectare, foi inaugurada a 16 de maio. Obra foi custeada pela Junta de Freguesia
do Landal, através da delegação de competências

Era um espaço da junta de freguesia, com um grande plátano, uma nascente, um painel antigo com a imagem de Santa Susana e muito mato, que o então presidente da Junta do Landal, António Augusto, decidiu valorizar e transformar num parque de merendas. Foi inaugurado no verão de 2020 e, desde então, poucas melhorias recebeu, até à requalificação recente, cuja inauguração decorreu na tarde de domingo.
Perante algumas dezenas das “forças vivas” da terra, o presidente da junta, Armando Monteiro, destacou a atratividade do espaço, que faz dele um dos “produtos icónicos” da freguesia, a par das codornizes, pão de ló do Landal e da pêra Rocha.
A aposta no turismo de natureza vai continuar, com a criação de trilhos nas serras e de um passadiço que irá desde o cruzamento da A15 (A-dos-Francos) ao Landal, envolvendo as duas freguesias.
Para além disso, a junta pretende ainda recuperar o museu escolar e criar uma sala para um museu de modelismo.
A terra que tem por lema “Landal, onde vale a pena viver” não quer perder as suas valências ao nível da saúde e do ensino, pelo que Armando Monteiro pediu ao executivo municipal que intercedesse junto dos organismos públicos.
A resposta do presidente da câmara, Tinta Ferreira, foi pronta, descansando o autarca de base: “as tentativas que possam ocorrer para reduzir os serviços têm a nossa objeção”, disse.

Presidente da junta solicitou à câmara que interceda junto dos organismos públicos, por forma a manter serviços de saúde e ensino

O chefe do executivo municipal informou que já teve a confirmação que irá continuar a haver atendimento na extensão de saúde à terça e quinta-feiras e que, no que respeita à continuidade da escola do 1º ciclo, a “redução de alunos está a levantar dificuldades”, mas tudo farão “para manter o serviço”.
Referindo-se ao parque de merendas, o autarca disse tratar-se de um espaço com simbolismo, que valoriza a localidade de Santa Susana. A obra, no valor de 24.500 euros, foi custeada pela autarquia, através da delegação de competências.
Também presente na cerimónia, o presidente da Assembleia Municipal, Lalanda Ribeiro, destacou a homenagem aos antigos presidentes de junta, convidados a estar presentes, assim como a cerimónia religiosa realizada numa envolvência com a natureza. Já a presidente da Assembleia de freguesia, Susana Louro, realçou que o espaço, “que é de todos os landalenses”, é também um dos bilhetes postais que representa a beleza da freguesia, deixando um convite ao seu usufruto.
No final da cerimónia a junta entregou cinco cheques, no valor de 200 euros cada, às cinco associações que se mantêm em atividade na freguesia, para fazer face às dificuldades provocadas pela pandemia.