Comandando pelo coronel Adérito Santos, o Comando Territorial de Leiria da GNR assinalou esta terça-feira, no Bombarral, o 16º aniversário com a atual designação, na presença da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, acompanhada pelo comandante-geral, tenente-general Rui Veloso, numa vila onde esta força de segurança está desde 21 de fevereiro de 1928. Curiosamente, uma terra onde o pai de Adérito Santos cumpriu missão enquanto guarda da GNR.
As comemorações decorreram no Pavilhão Desportivo Municipal, tendo o momento sido aproveitado para se fazer o ponto da situação da atividade operacional desenvolvida ao longo de 2024. O coronel Adérito Santos evidenciou, na ocasião, o transporte pelos seus militares de 16 órgãos humanos no mais curto espaço de tempo, a apreensão de cerca de 21 kg de diversos estupefacientes, a investigação de 902 inquéritos relacionados com o crime de violência doméstica e que deram origem a 51 detenções. Os 3,9 milhões de quilómetros percorridos pelas viaturas da GNR são uma consequência das cerca de 66 mil ações de patrulhamento na prevenção rodoviária, ambiental, de ordem pública e da criminalidade em geral. Foram também sinalizados 964 idosos isolados no âmbito da Operação Censos Sénior, “dando-lhes apoio direto e prevenindo burlas e outros crimes que visam este grupo vulnerável”. Foram ainda detidos 26.172 condutores sob o efeito do álcool e de 346 sem carta de condução, realizadas 42.260 sessões de sensibilização no âmbito das diversas áreas de atuação da Guarda que abrangeram cerca de 57 mil pessoas. Foram igualmente detidos 1.509 suspeitos por furtos e roubos, onde em muitos casos foram recuperados os bens e entregues aos proprietários lesados. A detenção de nove incendiários no distrito e a identificação de 50 suspeitos de fogo posto, que teve “forte impacto na redução da área ardida” no distrito, e da ida de seis militares para operações internacionais, completam o relatório. A ministra Margarida Blasco destacou o facto do Bombarral ter sido o primeiro concelho do distrito a receber o programa eGuard, da GNR, que gere o Sistema para a Teleassistência de Pessoa Vulnerável, que permite um apoio imediato em caso de SOS a idosos no seu domicílio.
Ainda no âmbito das comemorações, o Teatro Eduardo Brazão vai acolher, esta sexta-feira à noite, um concerto com a Orquestra da GNR.