Bombarral acolheu Tertúlia sobre tradições de Natal

0
308
D. Manuel Clemente, ao centro, no Salão Nobre dos Paços do Município
- publicidade -

Historiador D. Manuel Clemente foi o orador

As ‘Tradições de Natal’ foram o mote para a conversa do Patriarca Emérito D. Manuel Clemente no Salão Nobre dos Paços do Município do Bombarral, no âmbito da tertúlia organizada pela autarquia neste tempo festivo, particularmente para a comunidade católica. “As tradições natalícias, além de serem da época, também são muito significativas daquilo que pode ser em termos sociais e culturais, pessoais e em especial familiares, numa ligação entre a religião, sociedade e cultura”, destacou o cardeal torriense da Igreja Católica.
Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e doutorado em Teologia Histórica pela Universidade Católica Portuguesa, D. Manuel Clemente destacou que há referências cristãs e de outras religiões consoante os territórios. “Estas tradições natalícias são anteriores ao próprio Cristianismo”, frisou, referindo a importância do Solstício de Inverno, no hemisfério norte, numa altura em que as pessoas viviam muito mais ligadas e dependentes da natureza. No período romano celebrava-se a Festa do Sol e sobre o início da comemoração do Natal de Cristo, “a Bíblia não nos diz nada acerca disso”. Mas foram as comemorações pagãs que levaram “os cristãos a colocarem a celebração do Natal de Jesus por cima da festa do Sol Invictius”, fazendo assim “a cobertura por uma festa cristã de coisas que são anteriores”. O presépio, os reis magos, a árvore de Natal e a missa do galo foram outras temáticas abordadas nesta tertúlia, em que a história se mistura com a imaginação popular medieval ao longo dos séculos. “São tradições bonitas e mal não fazem”.
Ladeado pelo edil Ricardo Fernandes e pelo pároco Pedro Tavares, o torriense D. Manuel Clemente vincou que a principal celebração cristã é a Páscoa, quando se celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ordenado sacerdote a 29 de junho de 1970, curiosamente no dia do feriado municipal do Bombarral, foi o 17º Patriarca de Lisboa até ao ano passado, por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude.■

- publicidade -