Bombarral: Bombarral quer valorizar o património

0
258
Foi anunciado que no início do próximo ano haverá nova sessão pública

Simpósio valorizou experiências de sucesso. Associação pede olhar atento para setor.

A Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral pretende que o Plano de Desenvolvimento Estratégico do concelho, que está a ser desenvolvido pelo município, assuma a questão patrimonial nas prioridades. Foi com esse espírito que a associação, em parceria com a Câmara, promoveu, no passado sábado, o simpósio “O Património como fator de Desenvolvimento Local”. Ao longo do dia, vários especialistas partilharam experiências nos territórios onde residem.
Para o presidente da associação, Luís Camilo Duarte, é importante “beber das experiências que acontecem pelo país” e que trazem “ensinamentos para nós, localmente, numa segunda fase, conseguirmos propor aquilo que é o nosso património local e que sirva também como motor de desenvolvimento que nós bem precisamos para o nosso concelho”.
No decorrer do primeiro trimestre de 2023, vai ser realizado um workshop em que o património do concelho vai ser o foco. “Contamos que a participação seja muito mais ativa, com todos os pessoas que queiram estar presentes, de forma a darmos contributos efetivos para aquilo que é o desenvolvimento patrimonial do nosso concelho e que sirva também para o desenvolvimento socioeconómico”, enfatizou Luís Duarte.
O presidente da Câmara, Ricardo Fernandes, lamentou a ausência de “outros setores da comunidade”, que “não estarão tão despertos” para a cultura. E destacou esta parceria local como “relevante” para o concelho.
Neste simpósio foram oradores Alberto Guerreiro (Programação Territorial – Museu do Vinho de Alcobaça), Gabriela da Rocha (SAMP Museu na Aldeia – Pousos), João Campos (Arquitetura Militar de Almeida), Patrícia Cordeiro (Caretos de Podence ), Carlos Neto Carvalho (Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO), Paula Cassiano (Chícharo de Alvaiázere), José Luiz Almeida e Silva (Cidades com Cerâmica) e Sérgio Leandro (Atratividade do Território).