Lançado livro sobre a história dos 100 anos de vida da associação cadavalense
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval comemora, esta sexta-feira à noite, um século de vida, tendo sido organizado um programa oficial muito condicionado pela pandemia mas com transmissão online. O ponto alto será a apresentação do livro que conta a história da instituição.
A obra é assinada por Carlos Guardado da Silva, autor de outras obras importantes para o concelho, como a história do centenário da Caixa de Crédito Agrícola do Cadaval e dos 50 anos da COOPVAL – Cooperativa dos Fruticultores do Cadaval. O historiador, natural do concelho, aceitou graciosamente o convite e contou com a colaboração do conterrâneo Rui Henriques e, ainda, de Júlio Cardoso.
Ricardo Coelho, presidente da direção da associação, destaca o excelente trabalho desenvolvido pelos bombeiros cadavalenses ao longo de 100 anos em defesa da população do concelho. “É um século de muitas histórias”, destaca o dirigente associativo à Gazeta.
A seguir à eucaristia dominical decorrerá a bênção de duas viaturas, uma para o comando e uma Viatura de Combate a Incêndios Florestais, que custou 160 mil euros e foi suportada integralmente pela associação, uma vez que falhou por duas décimas a candidatura a um subsídio de 85% do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Segundo Ricardo Coelho, a necessidade mais premente é a realização de obras no quartel, que data de 1992, para a melhoria do conforto dos operacionais, que estão orçadas em 50 mil euros. “Em fase de conclusão está a remodelação da central de comunicações, num investimento de 15 mil euros”, sublinhou.
Com 26 colaboradores nos quadros, a associação tem um corpo ativo de 41 bombeiros e uma fanfarra com 40 elementos. O comandante David Santos precisa que um dos desafios mais importantes passa pela captação de voluntários para servir na instituição. “Necessitamos rejuvenescer os nossos quadros”, destacou à Gazeta. A escola de bombeiros conta neste momento com 12 recrutas. ■