Câmara de Óbidos prepara feriado em modo digital

0
496

Óbidos assinala esta segunda-feira, dia 11, o feriado municipal, mas, tendo em conta a pandemia, não haverá festejos e cerimónias presenciais, cingindo-se o assinalar da data a uma sessão solene com transmissão direta no Facebook do municipio, pelas 15h00. Na cerimónia apenas estarão presentes o presidente da Câmara, os vereadores e a equipa técnica para garantir a emissão.
Para além da mensagem do presidente será atribuída a medalha de mérito municipal a uma personalidade do concelho. A escolha será decidida amanhã, sexta-feira, em sessão de câmara.
Entretanto, a tradicional romaria ao Santo Antão, a 17 de janeiro, que atrai anualmente largas centenas de pessoas, não se realizará este ano, pelas mesmas razões.
Em comunicado, o pároco de Óbidos, Ricardo Figueiredo, apela à população que se “abstenha de promover qualquer tipo de confraternização que ponha em causa a saúde pública e as medidas de prevenção da pandemia”. Não querendo deixar de assinalar a data, a paróquia colocará uma imagem de Santo Antão na Igreja de S. Pedro, dentro da vila, para que os interessados possam cumprir as suas promessas e gestos de devoção a este santo protetor dos animais. Ao mesmo tempo, “serão disponibilizadas as tradicionais “fitas” de Santo Antão, benzidas, devidamente acondicionadas, para que possam ser levadas para casa”, refere.
O pároco de Óbidos reconhece que lhe foi dificil tomar esta decisão, consciente de que está a “cancelar uma das romarias mais marcantes não só do nosso concelho, como de toda a região”, mas justifica a medida com a responsabilidade pela saúde pública num momento em que o número de casos cresce no Oeste.