Projeto da Junta prevê também a criação de esculturas com materiais reutilizados
O artista Carlos Cordeiro, da Hypart, realizou mais uma intervenção de arte urbana na freguesia de Ferrel, no concelho de Peniche.
Depois de em 2023, na abertura do Baleal Ecomercado, ter sido anunciada a parceria entre o artista e a Junta de Freguesia e de aí ter sido materializada a primeira intervenção de Carlos Cordeiro na freguesia, na última semana foi no Lagido (Baleal) que o artista criou e inaugurou uma nova intervenção deste projeto.
Esta, na estação elevatória de águas residuais do Lagido, que apresentava anteriormente um aspeto já antigo e também vandalizado por “tags” e rabiscos a graffiti.
A estação elevatória foi agora toda pintada, apresentando a quem passa uma obra de arte que representa as ondas e o sol da zona, mas também alguns dos principais desportos que ali são praticados, como o surf e o skate.
Recorde-se que, em julho do último ano, a Junta de Freguesia de Ferrel criou uma parceria com Carlos Cordeiro “com vista ao embelezamento da freguesia através da arte urbana”.
O presidente da Junta de Freguesia de Ferrel, Pedro Barata, informou que “haverão mais iniciativas deste tipo e serão também criadas esculturas com materiais reutilizados, que terão também a assinatura deste artista”.
A autarquia de base agradeceu “a disponibilidade e iniciativa do artista”, notando que “como em todos os trabalhos, também este teve a intervenção dos nossos funcionários”.
Pedro Barata divulgou ainda que “o investimento em materiais foi de 252 euros”.
A primeira intervenção, no Baleal Ecomercado do último ano, tinha contado com um investimento da Junta de Freguesia na ordem dos 582 euros, destinados também à compra dos materiais necessários para a obra.
O presidente da Junta de Freguesia deixou ainda uma mensagem “a todos os interessados: não sujem paredes e muros, se querem expor a vossa arte, venham falar com a Junta de Freguesia de Ferrel”. ■