Celebrações da Semana Santa de Óbidos começam este fim-de-semana

0
1822

Começam amanhã, 8 de Abril, as comemorações da Semana Santa em Óbidos, que se estendem até ao domingo de Páscoa. Um programa vasto com actividades religiosas e culturais assinala a quadra, que atrai milhares de pessoas à vila.
Amanhã, pelas 17h00, terá início um concerto com o Grupo Coral Nascente na Igreja de Santa Maria. Pelas 21h30 realiza-se a procissão da Mudança das Imagens, com saída da Igreja da Misericórdia.

No domingo, pelas 15h00, realiza-se frente ao Museu Paroquial de S. João, a benção e procissão dos ramos, que depois segue pelas ruas da vila até à Igreja de Santa Maria, onde decorre a missa de Ramos na Paixão do Senhor. Pelas 16h00 terá início a procissão dos Passos, uma das cerimónias mais emblemáticas desta semana e que em Óbidos já se realiza há mais de 400 anos.
Na terça-feira, 11 de Abril, pelas 21h00, os contratenores Luís Peças e João Paulo Ferreira dão um recital, denominado “EnCanto” na Igreja de Santa Maria. Neste espectáculo serão acompanhados ao piano por João Santos.
Os solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, actuarão no dia seguinte, pelas 21h00, na Igreja da Misericórdia.
A 13 de Abril, pelas 17h00, será inaugurada a exposição “Santa Maria em Óbidos”, que fica exposta no Museu Paroquial de Óbidos, seguindo-se o recital “La Pietá”, com a soprano Ana Patrícia Figueiredo, acompanhado no cravo por Daniel Oliveira.
À noite, pelas 21h30, celebra-se na Igreja de S. Pedro, a missa vespertina da Ceia do Senhor.
Na sexta-feira Santa (14 de Abril), pelas 10h00, haverá o Ofício de Leituras e Laudes na Igreja de S. Pedro. No mesmo templo será celebrada, pelas 15h00, a paixão do Senhor.
Às 17h00, terá início uma via-sacra pelas ruas da vila. No mesmo dia, por volta das 21h30, sairá da Igreja da Misericórdia a tradicional Procissão do Enterro do Senhor que, sendo realizada à noite, apenas tem como iluminação os archotes, transportados por jovens colocados em locais da passagem do cortejo.
No sábado, 15 de Abril, pelas 10h00, decorre o Ofício de Leituras e Laudes na Igreja de S. Pedro e, pelas 22h00, terá início a vigília pascal. As cerimónias pascais terminam no domingo, 16 de Abril, pelas 17h00, com a celebração da missa da Ressurreição no mesmo templo.

Semana Santa em São Martinho do Porto

As celebrações da Semana Santa em São Martinho do Porto começaram no passado fim-de-semana, com a procissão com a imagem de Nossa Senhora da Soledade para a Capela de Nossa Senhora do Livramento (1 de Abril) e a procissão dos Passos do Senhor e Sermão do Encontro (2 de Abril).
Esta semana, no domingo, 9 de Abril, encerra-se a celebração dos Passos do Senhor, com a Bênção dos Ramos na Capela de Nossa Senhora do Livramento (12h00), seguida de procissão para a igreja paroquial e missa.
As comemorações da Semana Santa em São Martinho seguem na quinta-feira, 13 de Abril, com o Tríduo Pascal. Nesse dia realiza-se a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés (21h30).
Na sexta-feira, pelas 15h00, a Celebração da Paixão do Senhor e, à noite (21h30), a dramatização do descimento da cruz e procissão do enterro do Senhor.
Para sábado 15 de Abril, está prevista a Vígilia Pascal, a partir das 21h00 e para o domingo de Páscoa a missa da Resurreição do Senhor (12h00).
As comemorações da Semana Santa em São Martinho Porto são organizadas pela Câmara de Alcobaça e Paróquia local.