Centro de saúde de Óbidos agrega valências no edifício sede

0
29
O Centro de Saúde de Óbidos foi requalificado e reabriu portas em 2024
- publicidade -

Cuidados médicos e de enfermagem deixaram de ser prestados nas extensões de A-dos-Negros e Olho Marinho

Após as obras de requalificação do Centro de Saúde de Óbidos, a ULS Oeste optou por relocalizar as respostas instaladas em A-dos-Negros e Olho Marinho no edifício sede, com o “intuito de agregar as valências existentes naqueles locais e maximizar a interdisciplinaridade que se pretende em cuidados de saúde primários”, explica o conselho de administração desta entidade à Gazeta das Caldas. Ou seja, as extensões de saúde de A-dos-Negros e do Olho Marinho deixaram de prestar os cuidados médicos e de enfermagem, enquanto que na da Amoreira, é assegurada consulta de saúde de adultos, “por forma a dar resposta às necessidades de atendimento de proximidade”.

De acordo com a ULS Oeste, a disponibilidade de instalações e equipamentos renovados e a possibilidade de trabalho em equipa alargada no edifício sede do Centro de Saúde de Óbidos permite atualmente a “atividade de forma sistemática dos programas de saúde”, nomeadamente Saúde Materna, Saúde Infantil, Planeamento Familiar, Programas de rastreio: cancro do colo do útero, cancro do cólon e reto, Serviço Social, Psicologia, Higiene Oral e Medicina Dentária.

- publicidade -

Atualmente existem dois médicos a exercer 40 horas por semana no concelho de Óbidos e outros dois afetos ao projeto batas brancas (um serviço de complementaridade ao Serviço Nacional de Saúde, tem como objetivo garantir o acesso à prestação de cuidados de saúde primários aos utentes que não dispõem de médico de família atribuído). Existem ainda quatro médicos a prestar serviço através de vídeo-consulta e quatro enfermeiros.

De acordo com dados da Unidade Local de Saúde do Oeste, no mês de fevereiro foram prestadas 20,39 horas de consulta/vídeo-consulta de Medicina Geral e Familiar, 231,78 horas de consulta/vídeo-consulta de Clínica Geral ao nível dos cuidados de saúde primários, e 88,57 consultas pelos médicos afetos ao projeto bata branca.

O município assegura a disponibilização de consulta médica e de enfermagem na extensão de saúde de A-dos-Negros, Olho Marinho e no edifício das Piscinas, desde 2024, no âmbito do programa municipal “Óbidos + Saúde”.

- publicidade -