
Depois do Verão, o Movimento Viver o Concelho retomou o ciclo “21 às “21”, tendo em Setembro recebido o engenheiro agrónomo Marco Jerónimo que abordou o tema da Agricultura de Pequena Escala – mais sustentável, nutritiva e melhor para a saúde.
A sala da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo encheu-se de gente interessada em conhecer melhor a “agricultura sustentável”. Marco Jerónimo começou por fazer uma breve retrospectiva histórica do desenvolvimento da agricultura nos países mais desenvolvidos, desde a década de 50 do século passado até à actualidade, tendo em seguida explicado a diferença entre agricultura de larga escala intensiva e a de pequena escala: a primeira faz uso intensivo dos meios de produção (pesticidas e fertilizantes) e de combustíveis fósseis, com predomínio da monocultura, e a segunda adere aos princípios de um modo de produção mais sustentável e de maior biodiversidade.Debateu-se ainda o problema do excessivo uso dos pesticidas sintéticos e fertilizantes desde o campo até ao prato que é servido à mesa, e as consequências que podem ter ao nível da degradação ambiental, social e na saúde.
Neste contexto, Marco Jerónimo apelou a um consumo consciente e exigente, responsável e criterioso, como resposta à cada vez maior preocupação com um desenvolvimento humano mais sustentável, que não comprometa a qualidade de vida das futuras gerações e preservação do planeta.
No próximo domingo, 21 de Outubro, o MVC recebe o cantor e poeta Manuel Freire na Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo.
N.N.