Cidades históricas europeias com termas reúnem nas Caldas

0
1900
- publicidade -
notícias das Caldas
Paul Simons e Mário Crecente, presidente e vice-presidente do comité científico da EHTTA, estiveram nas Caldas em Novembro de 2015 (Foto de Arquivo) |FF

A reunião das Cidades Históricas com Termas, que reúne as principais estâncias termais de prestígio da Europa, e o X Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica, que contará na sua abertura com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, marcam a Semana do Termalismo, que irá decorrer entre 15 e 19 de Maio.
A semana ficará também marcada pela presença de uma comitiva brasileira para celebrar a geminação entre as Caldas e Santo Amaro de Imperatriz, uma cidade termal do país irmão.

Caldas da Rainha vai ser a capital das termas europeias, com a realização da Assembleia Geral da EHTTA (Associação Europeia de Cidades Históricas com Termas), que reunirá no CCC representantes de 38 estâncias termais. Este evento, que se realiza pela primeira vez em Portugal, está integrado na Semana do Termalismo, que irá decorrer nas Caldas da Rainha entre 15 e 19 de Maio.
Associada à reunião está também a realização do Café da Europa, um fórum de discussão de termalismo com a participação de especialistas internacionais.
Caldas da Rainha foi a primeira cidade termal portuguesa a fazer parte da EHTTA, associação a que aderiu em Março de 2015. Em finais desse ano, estiveram na cidade Paul Simons e Mário Crecente, presidente e vice-presidente, respectivamente, do comité científico da EHTTA, onde destacaram o potencial que património termal caldense possui. Os responsáveis disseram, na altura, que a Câmara estava a trabalhar no caminho certo, ao investir na área medicinal, com o termalismo clássico, mas também atrair investimento para aproveitar os Pavilhões numa perspectiva de lazer.
Defenderam também que deve ser a autarquia a dar o exemplo em termos de investimento no termalismo, criando assim condições de confiança aos empresários para apostar na área da saúde e bem-estar nas Caldas.

- publicidade -

Ministro da Saúde abre congresso de hidrologia

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, estará nas Caldas no próximo dia 19 de Maio, pelas 12h15, para presidir à cerimónia de abertura do X Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica. O evento irá decorrer no CCC e terá por tema “Cidades Termais”.
No mesmo dia, pelas 12h45, será inaugurada a exposição “Cidade da Água: Hospital Termal das Caldas da Rainha”, com fotografia de Clara Azevedo e texto de Jorge Mangorrinha. A mostra, que estará exposta no foyer do CCC, é organizada pelo Conselho da Cidade. Do mesmo autor será apresentado, a 18 de Maio, o livro “Caldas da Rainha: O Primeiro Hospital Termal do Mundo”.
Integrado na Semana do Termalismo está também a cerimónia de assinatura de geminação das Caldas com a cidade brasileira de Santo Amaro da Imperatriz. Uma comitiva de autarcas brasileiros marcarão presença no evento.
Para além das tradicionais cerimónias do 15 de Maio, Dia da Cidade, que vão desde a homenagem à Rainha D. Leonor junto à sua estátua à sessão solene nos Paços do Concelho para atribuição de variadas distinções a caldenses ilustres, haverá ainda a sua indicação como patrona da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica.

- publicidade -