Comemorações do 25 de Abril na região

0
500

O 49º aniversário da Revolução dos Cravos será celebrado em várias localidades da região, com um programa que vai de cerimónias formais a eventos culturais e desportivos

Nas Caldas as comemorações do 49º aniversário do 25 de Abril começam no próximo sábado, pelas 16h30, com a inauguração do Largo do Colégio Militar. No dia seguinte, pelas 14h30, haverá música popular portuguesa, pelo Grupo Cantorias, no Centro Cultural e Recreativo da Serra do Bouro.

No domingo, pelas 21h00, a biblioteca municipal acolhe o concerto pelo Orfeão Caldense “O 25 de Abril e o Fado”. Meia hora mais tarde, no CCC, começa o espetáculo Trio André Sarbib convida Isabel Campelo.

Pelas 22h00 Paulo Seixas e João Frazão atuam no Centro Recreativo e Cultural de Salir do Porto.

No Dia da Liberdade será hasteada a bandeira na sede das uniões de freguesia de Tornada e Salir do Porto (9h00), Santo Onofre e Serra do Bouro (10h00), Nossa Sra do Pópulo, Coto e S. Gregório (10h30) e Câmara Municipal (11h00), seguida de largada de pombos. Pelas 13h00 terá lugar um almoço comemorativo do 25 de Abril, na Associação Social e Cultural Paradense, que será animado pelo Grupo Cornbread Pete.

Pelas 15h00 terá início, no Hospital Termal, um concerto Coral das Caldas e, uma hora depois, já no Largo do Hospital Termal, atuará a Banda Comércio e Indústria.

Entre os dias 27 a 30 de abril irá decorrer o 19º Campeonato do Mundo IKF na Expoeste.

O programa, elaborado pela Câmara, Assembleia Municipal e uniões de freguesia de Nossa Sra do Pópulo, Coto e S. Gregório, Santo Onofre e Serra do Bouro e de Tornada e Salir do Porto, termina a 4 de maio, com a inauguração do Espaço Leonel Miranda, no Largo Frederico Pinto Basto, nº2, pelas 16h00.

Em Óbidos, a 24 de abril, pelas 21h00, terá lugar um concerto comemorativo, no auditório da Casa da Música, com o DJ e produtor musical caldense Stereossauro. A 29 de abril, pelas 21h30, a Sociedade Musical e Recreativa Obidense realiza, no mesmo auditório, o concerto comemorativo dos 49 anos do “25 de Abril”. Também em A-dos-Negros o Dia da Liberdade é comemorado, com exposições, música, teatro encenado e uma caminhada.

No dia 23, pelas 11h00, será inaugurada uma exposição de aeromodelismo (aviões e helicópteros) na Escola Primária de A-dos-Negros. À tarde, pelas 15h00, na Eira da Junta de Freguesia há uma demonstração de voo com drones, a cargo da Federação Portuguesa de Aeromodelismo em colaboração com Miguel Sendim. No dia 25 de Abril, pelas 9h30, serão hasteadas as bandeiras na sede da Junta de Freguesia, seguido de ginja de honra. Pelas 15h00, começa uma tarde de animação no salão do Grupo Desportivo e Recreativo de A-dos-Negros, com a atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico “Estrelas do Arnóia”, Escola de Concertinas da Gracieira, Tuna Sénior do Centro de Convívio “Melhor Idade” da Sancheira Grande, Victor Mata – canções de Abril e do Grupo de Teatro de A-dos-Negros “Reflexos” com a leitura encenada de obras de Natália Correia. Um lanche convívio, pelas 18h00, terminam as celebrações do dia 25 de abril.

O Grupo Desportivo e Recreativo de A-dos-Negros, no âmbito do 59º aniversário, abre ao público, a 22 de abril, pelas 20h00, a exposição “Histórias com Gente Dentro”, da Escola do Alvito, seguida de uma tertúlia, com momentos de partilha de memórias e experiências por um conjunto de pessoas de A-dos-Negros. Irão participar no evento moderado por Ricardo Santos, Ângela Oliveira, Frederico Saramago, Manuel Freire, António Reis, Humberto Lé, Victor Duarte, José Blanc Capinha, Mário Capinha e Victor Mata.

A 27 de abril, pelas 18h00, realiza-se, a partir da sede da Junta de Freguesia, a Caminhada da Liberdade com um “Amigo Especial”.

Até ao dia 25 de abril encontra-se patente, nas instalações da Junta de Freguesia, uma exposição sobre os “40 anos da Festa da Amizade a Zeca Afonso” que se realizou em Caldas da Rainha em 1983. Trata-se de uma parceria com o Núcleo de Caldas da Rainha da Associação José Afonso.

Nas Gaeiras, no dia 25 de abril, pelas 21h30, terá lugar um concerto no Convento de S. Miguel, pelo D’Anto, Grupo de Fado de Coimbra que interpretará “Trova do vento que passa”, com entradas gratuitas.

Sessões solenes
O município do Cadaval volta a celebrar a “Revolução dos Cravos” com atividades culturais e desportivas nos dias 24 e 25 de abril.

Na segunda-feira, pelas 21h00, decorrerá a sessão solene evocativa do 25 de Abril, com a intervenção de jovens em representação dos partidos com assento na Assembleia Municipal (PPD/PSD, PS e CDU). As celebrações do dia 25 de Abril começam no edifício dos Paços do Concelho com a cerimónia do hastear das bandeiras, pelas 9h30, acompanhada pela Banda da Associação Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro de Pragança. Pelas 10h00 será lançado o livro “Epicurismo – A Arte de bem viver”, da autoria do padre cadavalense José Inácio Pereira. Meia hora mais tarde, no Jardim dos Combatentes, será prestada homenagem aos combatentes do concelho já falecidos. A “Prova de Velocidade” (atletismo infantil) arranca às 10h45 e irá decorrer no Parque de Lazer, junto à Biblioteca Municipal do Cadaval. Pelas 12h00, terá lugar uma visita à exposição “25 de Abril na Imprensa”, patente na bibliteca.

As celebrações terminam com o Encontro de Fanfarras, a partir das 15h00, organizado pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval. Os grupos percorrerão algumas artérias da vila e juntam-se na Praça da República.

Peniche assinala a efeméride com uma sessão solene da Assembleia Municipal no auditório municipal do Edifício Cultural, no dia 25 de abril, pelas 11h00. Antes, pelas 9h00, serão hasteadas as bandeiras e, uma hora depois, depositada uma coroa de flores no Monumento ao 25 de Abril.

Também na Nazaré as cerimónias terão início com o hastear da bandeira no Edifício Paços do Concelho, seguindo-se a sessão solene no Cineteatro da Nazaré, pelas 10h30. A revolução será ainda celebrada com o concerto “Abril, Estórias Mil” com a Companhia d’El Rei, às 16h00, na Praça Sousa Oliveira. ■