Alcobaça reforça distribuição de desfibrilhadores

0
45

A Câmara Municipal de Alcobaça adquiriu 16 aparelhos de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), que instalou em espaços públicos municipais de cultura e desporto, o que coloca o concelho “acima da média nacional” na distribuição daqueles equipamentos.
Segundo a autarquia, o concelho passa a ter um total de 30 desfibrilhadores, o que significa que passa a dispor de 3 DAE por cada 10 mil habitantes, enquanto a média nacional se fica por 1 DAE por cada 10 mil habitantes.
Com a aquisição e instalação dos novos 16 DAE para serem instalados nos espaços públicos municipais de cultura e desporto, que se juntam aos 14 já instalados nas corporações de bombeiros e no Estádio Municipal de Alcobaça, o “concelho dá um salto significativo no panorama nacional”, considera a autarquia, em nota de imprensa.
Alcobaça fica, deste modo, “três vezes acima da média nacional e aproxima-se dos elevados parâmetros de implementação destes equipamentos a nível europeu”, sustentou o presidente da Câmara, Paulo Inácio, em conferência de imprensa.
De acordo com os dados disponíveis, estes dispositivos “já salvaram milhares de vidas uma vez que a sua disponibilidade permite que as pessoas sejam reanimadas o mais rapidamente possível reduzindo o risco de não-recuperação”, frisou o chefe do executivo municipal.
Ao todo foram formados 96 (6 por cada dispositivo) funcionários municipais e colaboradores das associações desportivas e culturais instaladas nos espaços onde os DAEs estarão disponíveis nos próximos dias, nomeadamente os pavilhões gimnodesportivos e os centros escolares.