Concurso de fotografia jovem homenageou Edgar Libório

0
160

Um por do sol e um céu estrelado venceram as duas categorias do concurso “Olhar pela tua Janela”, organizado pelo Centro de Juventude

Jovens caldenses com idades entre os 12 e os 25 anos, responderam ao desafio do Centro da Juventude e enviaram fotografias do que viam das janelas das suas casas. O concurso, em homenagem a Edgar Libório, foi lançado em abril, durante o segundo período de confinamento obrigatório e a entrega de prémios decorreu, a 9 de julho, na Expoeste.
O Centro de Juventude desenvolveu a iniciativa em parceria com a ACCCRO e os seus responsáveis, Rogério Rebelo e Marco Pereira, assim como o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, deixaram palavras de alento para os participantes que querem seguir a área da fotografia. Recordaram também, com apreço, o fotógrafo Edgar Libório que faleceu recentemente vítima de doença e que deixou uma marca nas Caldas e também em Óbidos.
O concurso foi dividido em duas categorias: dos 12 aos 17 anos e dos 18 aos 25 anos. Na primeira concorreram 31 jovens e na segunda, 28.
Érica Morgado, de 17 anos, aluna da Secundária Bordalo Pinheiro, concorreu com um por de sol, captado da sua casa, no Campo. A jovem ambiciona prosseguir a fotografia profissionalmente.
Por seu lado, Rudolfo Faustino, de 19 anos, e da mesma escola, foi o vencedor entre os concorrentes mais velhos. “Adoro fotografar as estrelas e só lamento que a poluição luminosa nas Caldas não nos deixe ver o espaço e todas as estrelas que existem”, disse o jovem, que se dedica à astrofotografia e que captou uma bela imagem a partir da sua habitação no Imaginário.
Os vencedores ganharam vouchers do comércio tradicional de 100 euros, os 2ºs de 50 euros e os 3ºs de 30 euros.
O júri foi composto por Emanuel Libório (irmão de Edgar Libório), Valter Vinagre (fotógrafo) e Isabel Aboim Inglez (realizadora e docente na ESAD) e integrou o público, através das redes sociais. No escalão 12 -17 anos, o 2º classificado foi Afonso Marques, 16 anos, e o 3º classificado, Manuel Lopes de 13 anos.
No escalão 18-25 anos, o 2ºclassificado foi Afonso Sousa, de 18 anos, e a 3ª classificada foi Mariana de Oliveira, de 22 anos. ■