Já abriu o parque infantil do Bairro das Morenas

0
191

As crianças do Bairro das Morenas já podem brincar no novo parque infantil. Nova área custou 60 mil euros

Foi o próprio presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, que abriu a porta do parque infantil do Bairro das Morenas, a 8 de julho, data em que foi inaugurado aquele equipamento.
Na cerimónia marcaram presença Jorge Varela, presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, assim como vários responsáveis pelo Agrupamento de Escolas Raul Proença e, ainda, uma turma do Jardim de Infância do Bairro das Morenas que teve oportunidade de estrear o parque.
Os mais novos estavam visivelmente satisfeitos com o equipamento e aproveitaram a manhã para experimentar o escorrega, o avião ou o grande baloiço que agora fazem parte do bairro.

“O bairro merece estas obras de melhoria.
Mora aqui muita gente boa!”

Graça Vinagre

“Estamos agora a abrir o parque infantil à população para que as crianças possam usufruir já deste espaço”, disse o presidente da Câmara, acrescentando que a intervenção no parque faz parte do plano de obras de regeneração urbana daquele bairro da cidade que tem um orçamento total de cerca de 400 mil euros e que implica uma intervenção de fundo não só nas ruas como também no saneamento daquela zona da cidade.

Os equipamentos do novo parque foram estreados por crianças de uma turma do jardim de infância daquele bairro

“Falta agora terminar alguns pormenores das obras de requalificação que em breve serão inauguradas e colocadas à disposição da população”, comentou Tinta Ferreira.
O chefe do executivo municipal sublinhou, ainda, o facto de a chave do parque ficar à responsabilidade de moradores como um importante ato cívico, dado que serão os responsáveis por abrir e fechar a porta, assim como de verificar se está tudo em condições.
A recuperação da área para os mais novos teve um custo de 60 mil euros e, além dos equipamentos, foram contabilizados arranjos no telhado da área coberta e a intervenção em todo o piso.
Junto ao parque infantil está a nascer uma área de utilização pública onde até já foram colocados mesas e bancos. “Será um espaço multiusos para festas (quando for possível), como dará simplesmente para merendar”, afirmou o autarca das Caldas.

Entre os novos baloiços há um avião que rapidamente conquistou as crianças do jardim de infância das Morenas

Sem obras de fundo há décadas
Para o presidente da União de Freguesias de Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro, as obras de requalificação eram desejadas há vários anos pela população.
“Este é um bairro que até agora sofria um estigma periférico. Era menos considerado pelos poderes locais e, como, tal foi muito reconfortante para os moradores começar a ver as obras de requalificação”, disse Jorge Varela, salientando que algumas pessoas do Bairro chegaram a comentar que vivem ali há 40 anos e “que nunca se tinham feito obras de fundo como estas”. O presidente da junta, orgulhoso pela requalificação da área estar a ser feita neste mandato, considera que, desta forma, “acaba-se também com o estigma de zona de periferia”.

Parque faz parte do plano de reabilitação do bairro que tem um orçamento de 400 mil euros

O espaço multiusos, situado nas proximidades do Parque Infantil, deverá inaugurar a curto prazo com a programação do Anima Freguesias e, se a pandemia assim o permitir, está planeado para meados de agosto.
Para Cristina Nobre, da comissão das festas do Bairro das Morenas, “é bom para os moradores ter um parque para os mais novos e também uma zona de espaço público multiusos”. No entanto, a moradora não concorda com a “parede” de terra, solicitando uma rede. “Deveria ter sido mais desbastada ou ficar mais segura com um muro”, acrescentou. Tirando esse pormenor, “é uma obra que ficou bem e que vai servir todos ”, disse a responsável. As festas do Bairro só regressarão em 2022 por causa do novo coronavírus.
Graça Vinagre é uma das funcionárias do jardim infantil daquele bairro, que está sempre cheio pois nesta zona vivem muitas famílias jovens com filhos pequenos. “O parque infantil está muito bonito e este bairro já merecia estas obras pois mora aqui muita gente boa!”, rematou a funcionária. ■