O frango na púcara é servido com batatas fritas e arroz e é preparado num tacho de barro

A Confraria do Frango na Púcara anunciou, esta sexta-feira, o programa de eventos até ao final deste ano, que conta com três eventos culturais e gastronómicos na ementa. O primeiro tem já lugar a 6 de agosto, em Alcobaça.

As iniciativas decorrem de agosto a novembro. A encabeçar o cartaz está o evento que tem por mote “À volta da mesa, juntando vontades, fazendo amizades”. Já para o dia 8 de outubro está marcado um passeio vespertino com atividade cultural cujo programa será publicado mais perto da data, o qual é seguido de jantar, estando aberto a membros e não membros que realizem inscrição.

Para acabar o ano em grande, Alcobaça recebe, a 19 de novembro, o Primeiro Grande Capítulo, celebração na qual decorre a entronização dos confrades fundadores, efetivos e honorários. Prevê-se a participação de várias confrarias gastronómicas e báquicas (de vinho), entre as quais estão confirmadas as confrarias “madrinhas” da Sopa do Vidreiro (Marinha Grande) e do Arinto de Bucelas (município de Loures), que vão apadrinhar o ato de pompa e circunstância.

A Confraria do Frango na Púcara foi constituída em janeiro de 2020 por um grupo de amigos e confrades, 23 no total, tendo como objetivos a defesa, valorização e divulgação da iguaria alcobacense, bem como do património gastronómico e enogastronómico desta região, como se pode ler nos seus Estatutos. “O nosso lema é que toda a gente tem de provar Alcobaça”, contou Luís Guerra Rosa, Presidente da Direção da confraria, à Gazeta das Caldas, aquando da apresentação do traje, em fevereiro deste ano.