DGEstE garante financiamento de 627 mil euros para ensino artístico na região Oeste

0
679

As quatro entidades que se dedicam ao ensino de música no Oeste irão receber, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), 566 mil euros no próximo ano lectivo, de um total de contratos que ascende a mais de cinco milhões de euros a seis anos. Ao todo, este apoio abrange 250 alunos. Entre as instituições, a Academia de Música de Óbidos é a que se apresenta melhor classificada no processo de candidatura, na área de influência da comunidade intermunicipal do Oeste. Esta escola de música irá ter uma comparticipação de 120.760 euros, para apoiar 47 alunos, num contrato que ascende a mais de um milhão de euros.
O apoio mais significativo em termos financeiros, de 250 mil euros num contrato superior a 2,2 milhões de euros, irá para o Conservatório das Caldas da Rainha, financiando o ensino de 124 alunos, ao nível da iniciação, ensino básico e secundário.
Na região, também a Escola de Música “Luís António Maldonado Rodrigues”, em Torres Vedras, e a Academia de Música de Alcobaça, receberão apoio no próximo ano lectivo. A primeira terá 25 alunos abrangidos pelo financiamento, de 82.040 euros, num contrato de 690 mil euros a seis anos. Já a Academia de Música de Alcobaça contará com um financiamento de 113.850 euros (num contrato de 1,1 milhões de euros) para apoiar o ensino articulado de música a 54 alunos.
Já no que respeita à dança, A Escola Vocacional de Dança das Caldas é a que apresenta uma melhor seriação na região. No próximo ano lectivo 17 alunos, ao nível da iniciação e do ensino básico, serão abrangidos por um financiamento de 21.550 euros, de um contrato total superior a 209 mil euros.
A Academia de Música de Alcobaça terá um financiamento de 35.950 euros estatais (de um contrato de 295,6 mil euros) para apoiar no ensino articulado de 20 alunos dos vários níveis de ensino. Já a Academia Espaço Dança de Torres Vedras irá receber 2300 euros para apoio ao ensino articulado de um aluno do ensino básico. O contrato a seis anos é de 23 mil euros.
Já no que respeita a Leiria, cinco instituições que se dedicam ao ensino de música irão receber este ano um financiamento de 113.410 euros. Relativamente ao ensino da dança, as duas instituições financiadas na região de Leiria irão receber 36.850 euros.

DEPUTADOS DO PSD CRITICAM CORTES

Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Leiria já mostraram o seu descontentamento com a diminuição de verbas e questionam o governo sobre esta decisão. Consideram que está em “risco o financiamento, em muitos dos casos, de mais de 50% das vagas de ingresso dos alunos já inscritos no curso básico de música em regime articulado, para o ano lectivo 2020/2021, vagas essas que eram até agora apoiadas pelo Estado”. Põem em causa os critérios para a redução do financiamento e dizem que os cortes “contrariam o anunciado reforço de 10 milhões de euros das verbas para o Ensino Artístico, prometido pelo Governo”, no âmbito de medidas de mitigação dos efeitos da pandemia.