Um camião TIR carregado de donativos foi entregue em Valência. Com ele seguiu um grupo de voluntários para ajudar a população
Regressam hoje, quinta-feira, os oito voluntários que partiram há dois dias para Valência para entregar um camião TIR carregado de donativos, resultado de uma recolha onde participaram diversas empresas das Caldas e da região.
A Campanha Por Valência foi lançada por um grupo de aficionados, sensibilizados com a tragédia que se abateu sobre aquela comunidade, ao qual se associou o empresário e vice-presidente ProToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia, Paulo Pessoa de Carvalho. O empresário contactou Manuela Sábio, da empresa caldense Transwhite, que ofereceu um camião TIR para transportar os donativos que foram angariados junto das empresas locais e também noutras regiões do país, em oito pontos de recolha ligados a tertúlias e clubes tauromáquicos.
O apoio dos empresários locais
“A todos os telefonemas que fiz disseram-me que sim. Em função da lista existente dos bens necessários fui direcionando para as pessoas”, explica Paulo Pessoa de Carvalho, destacando a solidariedade que encontrou. A empresa Thomaz dos Santos enviou ferramentas, as Águas do Areeiro e A. Marques ofereceram águas, a Cooperativa Frutos enviou paletes de fruta, os bombeiros da Benedita disponibilizaram centenas de caixas de máscaras e fatos completos de proteção. Também a empresa Molde contribuiu com pratos e tigelas, entre outras peças de loiça utilitária, e as rações do Avenal deram duas paletes de alimentos para cães e gatos. A Sindocal – Industria de Calçado ofereceu botas.
Toda a logística foi operacionalizada nas instalações da Transwhite, na Zona Industrial, na passada terça-feira, tendo o camião partido nessa mesma tarde rumo a Valência. A acompanhá-lo partiu também uma carrinha, cedida pela Auto Júlio, com os oito voluntários que foram acompanhar as descargas e fazer as entregas das mercadorias, assim como ajudar no terreno. “Gostaríamos de entregar os donativos em mão, a quem precisa, mas não é viável tendo em conta a situação da zona”, explicou Paulo Pessoa de Carvalho, que já está em contacto com uma organização local de apoio à população.
Logo que foi contactada pelo empresário, Manuela Sábio acedeu colaborar. “Somos sempre sensíveis a estas causas, temos ajudado em todas as que podemos”, disse a também empresária, que garantirá a entrega da carga no centro de Valência. ■