Foi na passada sexta-feira, dia 13 de setembro, que se realizou, na esplanada da pastelaria Gato Preto, mais um dos encontros para assinalar as sextas-feiras 13 organizado e promovido por João Carlos Costa e pela empresa Mr. House.
O conceito tem vindo a ser desenvolvido e colocado em prática nos últimos anos e é simples: passa por, nestes dias, juntar a uma mesa 13 pessoas (normalmente em torno de um almoço), escolhidas de forma mais ou menos aleatória, e depois colocá-las a falar sobre determinado tema relacionado com a ocasião.
Neste caso, o tema em foco era, precisamente, a sorte e o azar e o objetivo era que cada um dos 13 participantes fosse explicando o que era, para si, o conceito de sorte e o de azar.
Os participantes, entre os quais empresários, jornalistas, ceramistas, políticos, entre outros, foram partilhando as suas visões, praticamente todos concordando que “a sorte dá muito trabalho” e que se, para se ter azar, é só ficar sentado, quieto, à espera, já para se ter sorte é preciso procurá-la.
O encontro decorreu ao final da tarde, na esplanada da pastelaria Gato Preto, na Rua da Liberdade, o que veio a propósito, ou não fossem os gatos pretos tantas vezes associados a superstições relacionadas com o azar.
Este espaço comercial estava a celebrar quatro meses da abertura e, no final da sessão, houve direito a bolo.
A iniciativa serviu também de pré-lançamento da intervenção na Rua da Liberdade, com a colocação dos mais de 600 chafalos a ocorrer em simultâneo com esta conversa informal, que teve ainda como objetivo que as pessoas tivessem a possibilidade de se conhecerem. ■