Shopopop apostada em demonstrar que qualquer um pode rentabilizar os seus trajetos diários para realizar entregas no próprio dia
Uma solução de entregas simples e colaborativa, motivada pelo desejo de ajudar pessoas a rentabilizar as suas deslocações diárias e desenvolver a entre-ajuda e a proximidade está na base da Shopopop, que agora chega às Caldas da Rainha.
Aquele serviço, criado em França, procura dar um novo sentido às entregas, ao colocar em relação três atores: as lojas, os shoppers (entregadores particulares) e os clientes que pretendem receber os seus pedidos ao domicílio.
Para as grandes superfícies e os comércios de proximidade traduz-se na possibilidade da oferta aos clientes de entregas ao domicílio no próprio dia e sem necessidade de investimento financeiro por parte da loja.
Numa resposta à comunidade, os shoppers podem otimizar os seus trajetos regulares e ganhar algum dinheiro com entregas feitas aos seus vizinhos, enquanto que estes recebem os seus pedidos em casa, entregues por um serviço de confiança, explica a empresa promotora.
Presente em cada vez mais cidades portuguesas, a Shopopop conta já com mais de 70 parceiros, nomeadamente no setor do retalho alimentar, como as lojas MyAuchan, Minipreço, E.Leclerc e Amanhecer, mas também floristas, garrafeiras, comércio de produtos frescos, entre muitas outras lojas.
“Esta é a solução ideal para ajudar os negócios de proximidade a crescer, ao permitir-lhes oferecer um serviço de conveniência aos seus clientes, dando-lhes a possibilidade de escolher a janela horária na qual desejam receber a sua encomenda, todos os dias, de uma forma simples, rápida e flexível”, explica a empresa em nota de imprensa.
Para fazer parte deste serviço colaborativo e sustentável, os “shoppers” precisam, apenas, de descarregar a app, inscrever-se no site da empresa, reservar a entrega mais próxima e que faça sentido nas deslocações diárias já planeadas, recolhê-la e entregá-la ao cliente. Pela entrega feita recebem, automaticamente, uma gratificação.
A empresa revela ainda que, pela validação deste modelo de entregas ao domicílio, a Shopopop conquistou um financiamento de 20 milhões de euros que permitirão àquela start-up acelerar a sua expansão na Europa, depois da presença já em Portugal, Bélgica e Itália.
A pandemia intensificou a atividade deste serviço, com um aumento das parcerias e um crescimento exponencial nas entregas. Em finais de 2020 atingiram as 800 mil entregas no território francês. ■