ESAD.CR ficou só com uma vaga por ocupar

0
934
- publicidade -

ESTM, de Peniche, tem 66 vagas e a ESDRM, de Rio Maior, tem três

A Escola de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) manteve este ano uma elevada taxa de colocações na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, ao preencher 99,7% das vagas disponíveis. A escola caldense ficou com apenas uma vaga disponível para a segunda fase, na variante pós-laboral do curso de Design Gráfico e Multimédia.

A ESAD.CR ficou, assim, com oito dos seus nove cursos lotados logo na primeira fase das colocações, preenchendo 344 das 345 vagas disponíveis. Os três cursos que recebem mais novos alunos são Design Gráfico e Multimédia (75), Teatro (62) e Artes Plásticas (53). Este último é o que tem a última nota de colocação mais elevada (154,2 pontos), seguido de Design Gráfico e Multimédia (154,0) e Teatro (150,3). Ficaram ainda totalmente preenchidos os cursos de Design de Produto – Cerâmica e Vidro, Design Industrial, Som e Imagem, Programação e Produção Cultural e Design de Espaços.

- publicidade -

Também do Politécnico de Leiria, a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar (ESTM) preencheu 77,7% das vagas disponíveis na primeira fase de colocações. De um total de 296 vagas disponíveis, foram preenchidas 230. Dos nove cursos da ESTM, quatro preencheram todas as vagas, nomeadamente Turismo (51 vagas) Biologia Marinha (48), Marketing Turístico (36) e Gestão de Eventos (24). O curso que ficou com mais vagas por preencher é o de Gestão Turística e Hoteleira (24), que era também o segundo com mais vagas iniciais disponíveis (49). A ESTM tem ainda 14 vagas no curso de Gestão da Restauração e Marketing, 13 no de Engenharia Alimentar, 10 no de Animação Turística e 5 no de Biotecnologia.

Biologia Marinha é o curso da ESTM com a melhor última nota de entrada (136,5 pontos).

Para o próximo ano letivo, o Politécnico de Leiria colocou 1770 novos alunos na primeira fase, correspondentes a 91,5% das vagas, o que reflete a “grande atratividade para os novos estudantes”, salienta o presidente do politécnico, Carlos Rabadão.

Ainda na região, a Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) preencheu na primeira fase 98,9% das 272 vagas iniciais disponíveis, ficando com apenas três sobrantes para a segunda fase de colocações.

O único curso da ESDRM com vagas disponíveis para a segunda fase é Desporto de Natureza e Turismo Ativo. A escola do Politécnico de Santarém lotou os cursos de Treino Desportivo (110 vagas), de Desporto, Condição Física e Saúde (90), Atividade Física e Estilos de Vida Saudáveis (25) e Gestão das Organizações Desportivas (23).

- publicidade -