Pneus em fim de vida no Oeste criam tipos de piso inovadores

0
1226
A criatividade no desenho dos espaços infantis é uma das notas que distingue a empresa obidense | D.R.

Após permitir que os automóveis circulem milhares de quilómetros nas estradas, a borracha dos pneus ganha uma nova “vida”, como pisos com várias finalidades pela mão da Pneugreen

Os pneus dos automóveis têm uma duração limitada. São cerca de 30 mil quilómetros, uns mais, outros menos, dependendo do estilo de condução, da qualidade do pneu e dos cuidados com a sua manutenção. Mas a quantidade de borracha que sofreu desgaste é uma pequena percentagem de toda a que é utilizada na sua construção. E o que acontece a essa borracha quando o pneu precisa de ser substituído?
No Oeste, mais precisamente na Zona Industrial de Óbidos, há uma empresa que se dedica ao reaproveitamento dessa borracha, a Pneugreen. E se essa borracha viveu de forma intensa esses cerca de 30 mil quilómetros, com muitas viagens e histórias para contar, o destino que lhe é dado na segunda vida não podia ser mais antagónico. A empresa desenvolve alguns produtos de utilidade, mas é na produção de pisos que tem o seu core business.
O que liga as duas utilizações da borracha reaproveitada é a segurança. Se quando era pneu, a borracha tratava da segurança dos condutores e passageiros das viaturas, agora garante que as crianças brincam de forma segura e com maior conforto nos parques infantis. O enfadonho preto dá lugar a combinações de cores vivas, com padrões e jogos infantis desenhados no chão. É assim nos pisos de parques infantis que a empresa instala um pouco por todo o país.
A empresa recolhe cerca de 300 toneladas de pneus no Oeste, através da rede Valor Pneu. Quase metade desse peso é borracha reutilizável, que é triturada e preparada para novos produtos, que são criados através da aplicação de um produto aglomerante.
Além dos pisos para os parques infantis, a empresa desenvolve gamas de pisos para ginásios e para instalações equestres. A grande vantagem destes pisos é o conforto e a fácil manutenção e higienização.
Há cerca de ano e meio, a empresa lançou um novo conceito de produto, com a sua proposta para piso em forma de deck para espaços ao ar livre.
Além destas valências, a empresa tem uma componente de desenvolvimento de produtos técnicos para a construção civil, com a função de dissipar vibrações, e são desenvolvidos à medida para o mercado europeu. Este é um tipo de produto que tem ajudado a empresa, que é gerida por Carla Mota e Joana Tavares, a reforçar a sua imagem de qualidade, rigor e solidez.
Desde a sua criação em 2011, a Pneugreen Pavimentos tem desenvolvido de forma contínua os seus produtos, tanto ao nível da gama como da fórmula da sua composição (que varia entre 90% a 95% de borracha reciclada e ligante à base de poliuretano), essencialmente através de em pesquisa própria.